Pesquisar no Blog

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Manter um aquário em casa é mais fácil do que parece



Especialista destaca quatro passos essenciais para saúde dos peixes

Verdade: ter um aquário em casa é de encher os olhos. Mito: mantê-lo saudável é uma tarefa quase impossível. Para desmistificar essa e outras ideias, elaboramos um passo a passo que vai te deixar pronto para adotar os peixes como novos animais de estimação. “Ter um peixe como pet dá ao dono noções importantes de ecologia e preservação de um ecossistema. Requer tempo e dedicação, mas é encantador”, afirma Eduardo Matos, proprietário da Safari Insetos, empresa voltada para criação e comercialização de insetos vivos para alimentação de pets silvestres e exóticos.

Conheça os quatro passos essenciais para ter um aquário saudável em casa:
 1. A atenção deve começar com o lugar que o peixe vai ficar. Escolher um aquário retangular e que não fique em contato direto com a luz natural para não causar proliferação de algas é o primeiro passo para proporcionar bem-estar ao peixe. “Os retangulares possuem maior superfície de água em contato com o ar, o que permite uma melhor troca gasosa entre oxigênio e gás carbônico, melhor visualização do interior do aquário, por não ocasionar as distorções de imagens que são comuns nos outros modelos, praticidade na instalação de equipamentos como luminárias, filtros e termostatos, facilidade na execução das tarefas de limpeza e manutenção”, afirma o médico veterinário Francis Flosi, diretor presidente do Instituto Qualittas.

 2. A limpeza quinzenal do aquário é essencial para garantir a longevidade do peixe. Não é necessário retirar o animal do aquário, basta usar uma bucha própria ou o limpador magnético, ambos encontrados em qualquer loja especializada em aquários. Após a limpeza é feita a sifonagem com o sifonador, também encontrado em lojas especializadas, que vai retirar 50% da água.

 3. A oxigenação do aquário deve ser feita por aparelhos funcionem o tempo todo, exceto durante a manutenção do aquário. “Os equipamentos elétricos de oxigenação e filtragem devem estar constantemente em funcionamento, exceto durante operações de manutenção e limpeza. A eventual falta de energia elétrica não é motivo para pânico. Desde que não haja uma superpopulação no aquário, este pode permanecer algumas horas sem oxigenação fornecida pelos aparelhos na água”, explica Francis Flosi.

 4. Por fim, mas não menos importante, chegamos à alimentação. Pode-se suprir os nutrientes para os peixes com alimento industrializado, mas complementar a dieta dos peixes onívoros de aquário com larvas de tenébrios vivas enriquece a alimentação e resgata o instinto de caça dos animais. “Os insetos têm alto teor de proteína, ácidos graxos e minerais de alta digestibilidade. Além disso, fornecer alimento vivo aos animais estimula o contato com a natureza e diverte o bicho e o dono”, afirma Eduardo Matos, proprietário da Safari, empresa especializada na criação e comercialização de insetos vivos.

Os tenébrios são ricos em fibras e contém cálcio e fosforo. A alimentação dos peixes onívoros pode ser balanceada com o alimento industrializado aliado a presença dos tenébrios três vezes por semanas.

Cada espécie de peixe se alimenta de um tipo de inseto, como explica o biólogo do Pesqueiro Tamburi, em Vinhedo/SP, Diego Ricardo Biasoli. "Os peixes onívoros se alimentam de insetos de maneira geral, mas cada espécie tem afinidade com um inseto diferente".

A Safari distribui tenébrio molitor e tenébrios gigantes para pet shops de todo país. As embalagens contem 150 unidades de tenébrios molitor por R$ 20,00, já o frasco com 50 unidades de tenébrios gigantes sai por R$30,00. Conservados na embalagem própria e com alimentação já fornecida, os tenébrios vivem até 30 dias. Além dos tenébrios, a Safari também cria e comercializa grilo assimilis, barata cinérea e barata blaberus.

Peixes Onívoros para ter no seu aquário:



Paulistinha ou zebra (Danio rerio): pacífico e muito ativo. Comprimento máximo: 5cm. Para aquário médio.


Kinguio ou Japonês (Carassius auratus): pacífico. Comprimento máximo: 30 cm. Para aquário médio a grande.


Peixe mexerica (Etroplus maculatus): pacífico, convive com peixes menores. Comprimento máximo: 6 a 8cm. Para aquário médio.


Tetra Negro (Gymnocorymbus ternetzi): pacífico, principalmente com peixes de outras espécies. Comprimento máximo: 6 cm. Para aquários médios.

 

Tetra Neon (Paracheirodon innesi): pacífico. Comprimento máximo: 2,5 cm. Para aquário pequeno ou médio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados