Projeto
de fotógrafo Eduardo Leporo leva doações para moradores de rua de São
Paulo, sem se esquecer das necessidades de seus companheiros de quatro
patas
A
relação de moradores de rua com seus animais de estimação transcende as
dificuldades que ambos passam por não possuir um abrigo próprio para
descanso ou uma alimentação em quantidade suficiente para as suas
necessidades diárias. O ato principal dessa relação é o companheirismo
existente entre o ser humano e o animal, em situações clicadas
rotineiramente pelo fotógrafo Eduardo Leporo, que também mantém carreira
dedicada a ensaios fotográficos com pets para retratos de família e
publicidade. Conhecido pelo seu projeto “Moradores de Rua e Seus Cães”
(MRSC), Eduardo comenta sobre como essa ideia foi concebida. “Além de
buscar auxílio para concretizar o projeto de clicar o relacionamento dos
humanos com pets para transformar as peças em exposições ou livros
especiais, percebi que não eram somente as pessoas em situação de rua
que precisavam de ajuda, mas também os animais que os acompanhavam.
Nesse momento, a parceria com a Saúde Animal da Bayer surgiu para a
doação de cerca de quatro mil unidades de KILTIX® para proteger os cães
que se encontram nessa situação”, destaca Eduardo.
Indicada
para cães jovens, idosos ou fêmeas em qualquer fase da gestação e da
lactação, a coleira KILTIX® da Bayer possui foco no tratamento e
controle das infestações por carrapatos. Dentre seus diferenciais está a
ação prolongada por até sete meses. “Percebemos que o KILTIX® era o
produto ideal para essa doação, uma vez que é indicado para animais que
ficam em ambientes abertos e pouco controlados contra a presença desse
parasita. Além disso, como esses cães estão na rua junto de seus
tutores, a marca é ideal também por ter uma longa duração, sendo,
inclusive, um produto que age eficazmente em animais que possuem
histórico de recorrência de carrapatos, como acontece com a maioria
desses cachorros”, comenta Rafael Andrade, gerente de produtos da Saúde
Animal da Bayer.
Na
ação, normalmente realizada aos finais de semana em função de outros
compromissos dos participantes do projeto, o próprio fotógrafo,
acompanhado por sua equipe de voluntários, realiza a distribuição das
unidades do produto aos moradores de rua em São Paulo, fazendo a
aplicação da coleira e registrando o momento. Mas os cuidados com os
tutores não são esquecidos, a cada encontro da equipe voluntária para a
entrega da coleira carrapaticida e de produtos como ração e petiscos
para os pets, também são distribuídas, em média, cem kits compostos por
lanches, itens de higiene pessoal, roupas e calçados para os moradores
de rua acompanhados, ou não, por cães.
Muito além do clique
O
projeto MRSC começou em 2012, quando Eduardo Leporo resolveu sair pelas
ruas de São Paulo para captar a rotina dos cães que vivem nas ruas.
Lançar a luz sobre esses seres quase invisíveis e aproximá-los dos
olhares apressados da cidade foi a escolha desse artista que resolveu
apostar suas fichas em uma visão nada tradicional, indo além da
fotografia e destacando esses seres que passam desapercebidos todos os
dias. A beleza das imagens captadas traz a memória cenas comuns, mas que
não são vistas com atenção no dia a dia paulistano.
E
após inúmeras captações, o fotógrafo começou a divulgar o projeto em
todo o País em 2015, sendo o primeiro passo a realização de seis
exposições na capital paulista, seguido do lançamento de um livro que
compila diversos cliques, além da apresentação de seus materiais em
Lisboa, Portugal. Para 2016, está entre os planos de Eduardo uma nova
edição do livro MRSC com fotos de animais de diferentes Estados
brasileiros, a realização de exposições em outras cidades e a fundação
do projeto social MRSC, uma iniciativa que será ainda maior que
histórias e fotografias.
Confira o vídeo da última ação realizada pelo grupo MRSC, no dia 17 de julho, domingo:
Sobre a Saúde Animal da Bayer
Proteger
os animais e beneficiar as pessoas. É com esta missão que a Bayer
pesquisa e desenvolve desde 1919 produtos farmacêuticos e de higiene
para uso veterinário tanto para animais de companhia, quanto para
animais de produção. Atualmente, aproximadamente 100 diferentes produtos
são comercializados ao redor do mundo. No Brasil, a área de Saúde
Animal atua em duas unidades de negócios: Animais de Companhia (cães e
gatos) e Animais de Produção (Aves; Suínos e Aquacultura e Bovinos).
No
segmento de Animais de Companhia, a Bayer oferece soluções eficazes e
práticas para a saúde e bem-estar dos pets. O portfólio de produtos
antiparasitários destinados para cães e gatos tratam e previnem
parasitas como pulgas, carrapatos e mosquitos sem que os mesmos precisem
picar o animal, evitando assim a transmissão de doenças e ajudando a
proteger a saúde dos pets e de toda a família. A Saúde Animal mantém
ainda uma linha completa de soluções inovadoras como vermífugos,
antimicrobianos e suplementos nutricionais para cães e gatos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário