As
avaliações no Google Meu Negócio e no Reclame Aqui sempre
assustam jovens empreendedores, pois esses serviços têm a fama de ser apenas
formas de reclamar de algum serviço ou produto de alguma empresa. Isso não
é verdade.
Para
entender como essas plataformas são importantes você precisa entender algo
muito importante sobre o seu cliente: ele procurará, antes de
tudo, segurança. Em outras palavras, ele busca um produto, empresa ou
vendedor em que confie.
Vamos
relembrar o que é cada uma dessas plataformas?
O
que é o Google Meu Negócio? Essa ferramenta é extremamente útil para
empresas que estão presentes no mundo digital. As avaliações são mostradas
todas as vezes que alguém pesquisar sua empresa pelo Google.
Essas
avaliações são realizadas pelos seus clientes. Tudo o que você oferecer vai
refletir na avaliação que ele porventura fizer no Google.
E
o Reclame Aqui? Para o consumidor, o Reclame Aqui é um site
de referência para avaliar a eficiência do atendimento de uma
empresa. Quando um cliente recebe um produto errado ou encontra algum
problema com o atendimento da empresa, esse é o lugar, como o nome já diz, pra
reclamar.
Se
a empresa do produto estiver no cadastro do site ela vai receber a sua
reclamação. E Como isso vai ajudar o seu negócio? Vamos voltar um
pouquinho no tempo.
Quando
as pessoas negociavam antigamente não existia marketing, propaganda ou tráfego
pago como vemos hoje, mas existia apenas a reputação e o
boca-a-boca. Isso ainda é muito forte. Quando um vendedor era mal
falado ele dificilmente recebia um cliente. Digamos que você recebeu uma
encomenda e precisa fazer a entrega. Porém se enganou e levou o produto errado
ou demorou pra entregar, errou o endereço ou até mesmo nem chegou a enviar o
produto.
Erros
acontecem, somos humanos. No entanto, sua atitude e sua rapidez para
corrigir esse erro determinarão como seu cliente verá você daqui
para frente. Reputação é a chave. Tornar seus
clientes embaixadores da sua marca deve ser seu maior objetivo.
Por
isso, crie uma conta no Google Meu Negócio e outra no Reclame
Aqui. Receber elogios nas avaliações no Google Meu Negócio vai ser mais
provável que no Reclame Aqui.No caso de avaliações
positivas, agradeça por aquela avaliação. No caso de avaliações
negativas, agradeça também. Você tem uma oportunidade para melhorar seu
serviço.
Avalie
as reclamações e avaliações dos seus concorrentes e tome cuidado
para não cair nos mesmos erros. Lembre-se que o processo de fidelização do
cliente não é apenas compra e venda. É importante que você mantenha um
relacionamento fidedigno com o seu cliente.
Imagine-se
no lugar dele: comprar ou contratar algo e não ser bem atendido na venda e no
pós-venda. Frustrante, não é? O ranking do Reclame Aqui nos dá uma boa ideia de
que é possível reverter avaliações ruins. Nem todos se dão a esse
trabalho, infelizmente.
Apenas
se cadastrar nesses sites não torna automaticamente sua empresa com uma boa
reputação. O que fará isso será o bom serviço que você prestará. Isso se
refletirá nas suas avaliações no Google Meu Negócio e no Reclame Aqui.
Para
uma orientação focada em tornar sua empresa alinhada com o que tem de melhor no
mercado, busque a orientação de um advogado especializado em Direito
Empresarial.
Maria
Helena Corceli - advogada especialista em direito tributário empresarial. Atua
no escritório Brasil e Silveira Advogados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário