Pesquisar no Blog

sábado, 30 de outubro de 2021

Quente demais? Saiba quais cuidados tomar ao praticar exercícios no calor

Apesar das atividades físicas proporcionarem benefícios ao corpo e a mente, a prática em altas temperaturas pode trazer riscos à saúde

 

Não é novidade que a prática de exercícios físicos é essencial para a manutenção da saúde - tanto física quanto mental. Contudo, apesar de só trazer benefícios, durante os períodos com temperaturas mais altas é importante tomar alguns cuidados ao fazer atividades físicas.

Um dos maiores pontos de atenção é a hidratação. As altas temperaturas levam as pessoas a transpirar ainda mais durante os exercícios, uma vez que o suor é um processo para regulação de temperatura corporal.

"Muitas pessoas ainda acreditam que quanto mais se transpira durante o exercício, mais calorias são perdidas. Mas a verdade é que, quanto maior a transpiração, maior a desidratação. É importante ficar atento à hidratação durante toda a atividade", explica Izabela Ludovico, profissional de educação física da Bodytech do Goiânia Shopping.

Além da desidratação, exagerar nas atividades durante períodos mais quentes pode trazer diversos outros problemas. Por isso, é indicado ficar atento a alguns sinais, como cansaço além do normal, dores de cabeça, tontura, vômitos e intolerância ao esforço.

"Se você passa a não conseguir realizar o mesmo exercício que realizava antes e sente qualquer um ou mais destes sintomas, alguma coisa está fora de ajuste. Recomendo parar imediatamente e procurar um médico, de preferência da área desportiva", pontua Izabela.

Além de fazer o alerta para possíveis sintomas, a especialista dá algumas dicas para otimizar e fazer os exercícios físicos de forma segura. Confira:

- Não consumir muita bebida alcoólica

- Usar protetor solar a cada duas horas e se proteger com roupas caso a atividade seja ao ar livre

- Dar preferência para roupas leves

- Se nutrir com alimentos leves, como frutas, lanches naturais e água de coco - não só antes e durante as atividades, como também tentar manter uma rotina alimentar saudável

- Caso o exercício seja durante o dia, dar preferência ao horário de antes das 10h e depois das 16h, por no máximo 45 minutos

- Não exagerar e respeitar os próprios limites.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados