Pesquisar no Blog

domingo, 31 de outubro de 2021

Dicas de maquiagem para quem tem problemas de visão

Especialistas indicam que as mulheres são mais suscetíveis aos problemas de visão e isso acontece tanto por questões biológicas, quanto sociais e culturais. Uma pesquisa chamada "Mulheres e visão: por que elas sofrem mais?", realizada pelo Healthy Sight Institute, mostrou que, no Brasil, 57% do público feminino relata ter algum problema de visão, enquanto com os homens o percentual foi de 47%. Além dos impactos na saúde, muitas questões relacionadas a saúde ocular afetam a autoestima dessas mulheres, dificultando tarefas simples como se maquiar.

Existem problemas refrativos, tais como a hipermetropia - dificuldade de enxergar de perto, e a presbiopia - popularmente conhecida como vista cansada, que aparece após os 40 anos de idade e que também dificulta a visão de perto. Uma das situações que mais incomodam as mulheres hipermétropes e présbitas é a maquiagem, afinal é complicado maquiar-se usando os óculos. "Essa é uma condição comum e pode ser facilmente corrigida. Hoje temos alternativas como lentes de contato esféricas e multifocais que corrigem a hipermetropia e a presbiopia, inclusive para quem tem altos graus", comenta a Dra. Julieta Habeyche Gonçalves, médica oftalmologista e usuária de lentes de contato para ambas as patologias.

De fato, as lentes de contato se tornaram uma excelente opção para facilitar a rotina de quem tem problemas de visão, inclusive na hora de se maquiar. "Hoje temos opções de lentes até para quem tem 20 graus de hipermetropia. Mas é importante destacar que alguns cuidados devem ser tomados na hora da maquiagem, como por exemplo dar preferência aos produtos hipoalergênicos e colocar as lentes antes de se maquiar e retirá-las após remover a maquiagem", comenta Gerson Cespi, Diretor geral da CooperVision no Brasil.

Para as mulheres que sofrem com o problema a solução é simples: procurar o médico oftalmologista especialista em lentes de contato para avaliar qual o modelo mais adequado e para fazer a adaptação e o controle, sempre pensando na saúde ocular.

Algumas dicas que também podem ajudar:


Ambiente

Na hora de se maquiar, a iluminação é fundamental. Procure um ambiente iluminado e de preferência com luz branca.


Espelho

Utilize um espelho de aumento. Por ser côncavo, esse tipo de espelho gera uma imagem refletida ampliada. A imagem aumentada permite que a pessoa consiga enxergar os detalhes com mais clareza.


Se você usa óculos

Os olhos de quem tem hipermetropia podem parecer maiores, por conta das lentes dos óculos. Sendo assim, a dica é optar por cores escuras de maquiagem e utilizar o delineador na linha d’água para diminuir esse efeito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados