Pesquisar no Blog

domingo, 31 de outubro de 2021

Peça de teatro alerta sobre importância de combater relações abusivas

Monólogo luso brasileiro leva ao palco resultado de observações e conversas com mulheres vítimas de relacionamentos tóxicos. Espetáculo pode ser assistido online até 31 de dezembro


Escrita, dirigida e interpretada por mulheres que já viveram situações de violência em relacionamentos, uma peça de teatro virtual une Portugal e Brasil em um importante objetivo: fazer o público pensar no papel que a sociedade tem em lutar contra as relações abusivas.

 

No espetáculo monólogo luso brasileiro “Relação Abusiva”, disponível online na plataforma ticketline até 31 de dezembro, a autora Luciene Balbino usa a observação e conversas de apoio com mulheres em relacionamentos tóxicos pra contar a história de Maria das Dores, uma mulher que sofreu desde a infância este tipo de relação com a mãe, com colegas da escola e em relacionamentos quando adulta. 

Muitas pessoas que passaram por abuso sexual, exploração e comportamento distorcido invasivo, violência física e agressão buscam relações nocivas durante a vida, pois aprenderam o prazer pela dor. Também, em muitas famílias, relações tóxicas passam de geração para geração simplesmente pela sociedade ter normalizado atitudes de controle, como a falsa preocupação com o bem-estar da parceira, disfarçada de manifestação de amor. 

Para a autora, é muito importante desfazer o mito de que a relação abusiva está relacionada a prática de atos de violência, agressões físicas ou estupros. A violência psicológica ou moral é tão grave quanto a física e não atinge somente as mulheres. Ao longo dos 45 minutos de peça, Luciene deixa claro que este é um problema não restrito apenas ao gênero. 

Ao crer que jamais poderão viver sem o companheiro, mulheres acabam aceitando a violência psicológica e não encontram saída para romper com o ciclo de dor. No Brasil, segundo dados do Datafolha, estima-se que uma em cada quatro mulheres foi vítima de violência em 2020. 

Em todo ano passado, mais de 105 mil denúncias de violência contra a mulher foram registradas nas plataformas do Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher) e do Disque 100 (denúncias de violação de direitos humanos). Do total de registros, 72% são de violência doméstica e familiar contra a mulher, como ação ou omissão que causem morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico, além de danos morais ou patrimoniais. 

Em Portugal, conforme a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), um estudo com jovens entre 13 e 29 anos constatou que um em cada quatro já foram vítimas de algum tipo de conduta abusiva pelo(a) namorado(a).

A peça busca mostrar também que o círculo ao redor da vítima pode e deve agir. Para a autora, ouvir o outro pode ser vital e incentivar a pessoa a procurar ajuda faz toda a diferença. Luciene reforça com o espetáculo que é possível recomeçar e voltar a ser feliz e livre.

 


Serviço:

Relação Abusiva está disponível no site https://livestage.ticketline.pt/show/relacao-abusiva

Autora: Luciene Balbino

Direção, figurino e cenografia: Christiane de Macedo

Interpretação: Daniela Marques

Banda sonora: Hélio Brandão

Produção: Palácio das Fábulas

Apoio: Junta de Freguesia de Benfica em Lisboa/Portugal


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados