Pesquisar no Blog

domingo, 31 de outubro de 2021

Espetáculo Descontrole Público volta para curta temporada online em novembro

crédito Victor Otsuka
Inspirado em games, espectador interfere na trama controlando personagens como avatares no espetáculo dirigido por Pedro Granato. A montagem do Núcleo Pequeno Ato, que venceu o APCA 2020 por Caso Cabaré Privê, amplifica as fronteiras entre o teatro, cinema e a performance digital

 

Sucesso de público, o espetáculo Descontrole Público, com concepção e direção de Pedro Granato volta em curta temporada online de 6 a 21 de novembro, com transmissão pela Sympla. As sessões acontecem aos sábados às 20h e 22h e domingos às 19h e 21h. Com 18 atores, as cenas acontecem simultaneamente em 5 salas virtuais onde o público escolhe qual grupo acompanhar e pode controlar um personagem. 

 

Com dramaturgia de Beatriz Silveira e Felipe Aidar, temas como racismo, descoberta da sexualidade, transfobia, relacionamentos e assédio sexual são trazidos à tona para que o espectador possa conduzir os rumos da história. No elenco estão Agnaldo Moreno, Álvaro Leonn, Andressa Lelli, Bea Carmo, Carolina Romano, Celina Vaz, Guilherme Trindade, Heloísa Pires, Julia Terron, Manfrin, Mariane Aguiar, Maysa Nanci, Natália Correa, Priscila Paes, Renata Xá, Taiguara Chagas, Talita Torrecillas e Victor Moretti.

 

Resultado de mais uma pesquisa sobre teatro interativo do Pequeno Ato, o espectador conduz as personagens por comandos de voz no primeiro encontro presencial de um grupo de jovens após muito tempo de isolamento. Espalhados em um espaço que eles alugaram para passar uma noite juntos e celebrar o reencontro, um grupo de amigos busca viver intensamente tudo que perderam nos últimos tempos. 

 

Uma característica marcante do processo de pesquisa e criação do grupo junto ao diretor é uma resposta direta às questões que os afligem gerando reflexão política e social. “O espetáculo trata da reunião de um grupo de jovens que não puderam se encontrar, mas fecharam ciclos importantes de suas vidas, então resolvem alugar uma casa com bastante área externa para celebrar esse momento”, explica o diretor.

 

Para desenvolver a montagem, os criadores trabalharam juntos virtualmente durante 10 meses. O processo de pesquisa e criação aconteceu com os atores ensaiando em suas casas. Em alguns momentos fizeram experimentações na rua, ao ar livre, para romper a barreira do computador e investigar novas possibilidades estéticas. Quando ocorreu a retomada de algumas atividades, em função da baixa na pandemia, o grupo conseguiu promover pequenos encontros no Pequeno Ato para testar o formato.  

 

O Pequeno Ato investiga o teatro imersivo e a formação de novos públicos, desde 2014 quando estreou o espetáculo Fortes Batidas - Prêmio APCA de Melhor Espetáculo em Espaço não Convencional, Prêmio Especial por Experimentação de Linguagem no Prêmio São Paulo e Prêmio Zé Renato para circulação. Em 2021, inovou ao colocar o espectador em cena virtualmente assumindo o papel de investigador de um crime e conduzindo o desfecho da trama em Caso Cabaré Privê - vencedor do prêmio APCA na categoria jovem e Prêmio WeDo! nas categorias Performance, Direção, Júri Popular e Interatividade.

 

Para Pedro Granato, Descontrole Público é uma experimentação formal que vai além de qualquer outro trabalho já realizado por ele. “O público vai realmente conduzir a experiência, os atores serão avatares dos desejos e escolhas da plateia. Vamos tornar os espectadores autores, porque eles vão contar as histórias e conduzir para a trama avançar.”

 

 

Sinopse:

 

Um grupo de jovens faz uma festa à fantasia para celebrar o encontro, depois de ficarem afastados durante um longo ano. O público acompanha cinco histórias dessa festa, conduzindo as ações do avatar escolhido, para desvendar os nós dessa trama.

 

 

Repercussão da primeira temporada

 

"Temos mais uma genial obra do diretor Pedro Granato, que uma vez mais conseguiu criar um universo extremamente divertido de se acompanhar e interagir, unindo o improviso à importantes mensagens a serem passadas dando esse ‘controle total ao público’." – OSGEEKS

 

“Em Descontrole Público a plateia assume ares de protagonista e agente da ação, o que joga o Pequeno Ato em ótimo estado de alerta, uncionando como um bom jogo de improvisação que promove a manutenção do diálogo com o público jovem." - Observatório do Teatro

 

"Como iremos interagir? Como queremos nos relacionar? A provocação de Descontrole Público tensiona os limites do enquadramento ficcional a partir da premissa da gamificação e seus riscos intrínsecos. Cada apresentação do espetáculo é um espaço de pesquisa para o elenco e equipe, considerando que a obra só acontece neste contexto. O imprevisível é elemento constante; na repetição e na variação surgem possíveis acúmulos e constroem-se novos repertórios. Descontrole Público é uma experiência em eterno processo de descobertas." - Ruína Acesa

 

 

Ficha técnica:


Concepção e direção: Pedro Granato. Dramaturgia: Beatriz Silveira e Felipe Aidar. Assistente de direção: Gustavo Bricks. Elenco: Agnaldo Moreno, Álvaro Leonn, Andressa Lelli, Bea Carmo, Carolina Romano, Celina Vaz, Guilherme Trindade, Heloísa Pires, Julia Terron, Manfrin, Mariane Aguiar, Maysa Nanci, Natália Correa, Priscila Paes, Renata Xá, Taiguara Chagas, Talita Torrecillas e Victor Moretti. Videomaker e Operador de Zoom: Gustavo Bricks. Iluminação: Taiguara Chagas. Figurino: Isabella Melo. Diretor de Arte: Renan Ramiro.Confecção de figurinos: Ateliêles. Fotos: Victor Otsuka. Assistente de Fotografia: Letícia Cruz. Identidade Gráfica: Lucas Sancho. Design Gráfico: Carolina Romano. Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli. Midias Sociais: Álvaro Leonn, Carolina Romano, Guilherme Trindade E Julia Terron. Produção: Contorno Produções. Direção de Produção: Jessica Rodrigues e Victória Martinez. Assistente de produção e comunicação: Carolina Henriques. Realização: Pequeno Ato. Apoio:Casa 8.

 

 

Serviço:

DESCONTROLE PÚBICO 

De 6 a 21 de novembro – Sábados as 20h e 22h, domingos as 19h e 21h.

Duração: 30 minutos.

Classificação etária: 16 anos.

Ingressos: a partir de R$20.

Compre o combo por R$ 100,00 e assista os 5 personagens em um final de semana.

Capacidade: 90 espectadores.

Venda ingressos e acesso à transmissão: Sympla.com.br/pequenoato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados