Pesquisar no Blog

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

AVC não é um acidente

Doença é tida como a segunda maior causa de mortes no país


Hoje, 29 de outubro é celebrado o Dia Mundial do AVC, popularmente conhecido como derrame. No Brasil, é tida como a segunda maior causa de mortes, segundo a Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization). Inúmeros estudos, entre eles o Interstroke, avaliou cerca de 30 mil pessoas ao redor do mundo, e confirmou que mais de 90% dos AVCs estão associados aos fatores de risco. 

É importante ressaltar que o acidente vascular cerebral deixou de ser um acidente há muito tempo, pois a doença é totalmente previsível, explica o neurologista Dr. Renan Domingues, Coordenador Regional de Neurologia Rede Americas – São Paulo.

“Existem 10 fatores de risco que podem aumentar as chances de um indivíduo ter um AVC, entre eles: pressão alta, fumo, obesidade, sedentarismo, dieta inadequada, colesterol elevado, abuso de álcool, diabetes, estresse crônico ou depressão e doenças cardíacas. E a melhor maneira de prevenir a doença é controlar esses fatores e realizar uma mudança no estilo de vida, pois o cuidado contribuirá para evitar, de maneira contundente, o risco de um acidente vascular cerebral”, explica o neurologista. 

O especialista ainda esclarece sobre a possibilidade de um maior risco de AVC em pessoas que contraíram a Covid-19. “Foram relatados alguns casos de AVC associados à Covid-19. Pode-se dizer que o coronavírus é um fator de risco, principalmente para pessoas jovens. A hipótese mais plausível para o ocorrido, é que a inflamação da covid favorece a formação de trombos ou coágulos dentro dos vasos e desta forma, predispõe a obstrução de artérias ou veias, podendo levar a um AVC. Mas é importante destacar que a complicação é rara e mais frequente em pacientes que tem formas graves de SARS-CoV-2. 


Meça seu risco 

O aplicativo Riscômentro de AVC, foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Auckland, e acreditado pela World Stroke Organization. A ferramenta auxilia na avaliação individual de AVC nos próximos 5 ou 10 anos e o que você precisa fazer para reduzir esse risco. O Riscômentro é gratuito e disponível nas plataformas IOS e Android.

 


Americas

 www.americasmed.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados