Pesquisar no Blog

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Conheça os 5 tipos de autocuidado e como desenvolvê-los

UAUBox elenca práticas para a adoção de cuidados que vão além de questões externas e são fundamentais tanto para homens quanto para mulheres


Não há como negar que o último ano fez com que as pessoas criassem uma rotina de autocuidado para sobreviverem aos momentos de incertezas gerados pela pandemia. Apesar do termo estar ligado geralmente ao universo da beleza, esses cuidados com a saúde e bem-estar vão muito além do skincare e são fundamentais tanto para homens quanto para mulheres.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), essa prática é a capacidade individual de promover e manter a saúde, prevenir e lidar com doenças com ou sem o apoio de um profissional. Ou seja, é ter informação e autonomia sobre as escolhas feitas em relação ao próprio bem-estar.

Apesar de não ser uma novidade, esses hábitos continuam sendo um desafio mesmo na pandemia, justamente pela rotina corrida, pela dificuldade em se organizar e continuar motivado com tantas mudanças ocorridas em pouco tempo. Segundo uma pesquisa encomendada pela Bayer e realizada pelo Ibope com 2 mil pessoas, 84% disseram buscar uma rotina de autocuidado. Do total de entrevistados, apenas um terço consegue fazer isso com regularidade.

A UAUBox, beautytech que une tecnologia ao mercado da beleza, tem em seus pilares centrais contribuir para maior autoestima e uma cultura que preserva a saúde e o bem-estar. Pensando nesses desafios enfrentados por milhões de pessoas diariamente, a startup elencou 5 tipos de autocuidado para você adotar no seu dia-a-dia:

 

Autocuidado emocional:

Estar conectado diretamente com as nossas emoções é um dos caminhos para preservarmos nossa saúde. Não apenas podemos, como devemos, nos permitir sentir e entender o que estamos sentido. As emoções podem estar envolvidas por alegrias, tristezas, decepções ou amor. Mas, o que realmente importa é a maneira como encaramos isso durante a nossa jornada.

 

Autocuidado físico:

Refere-se às atividades relacionadas à saúde e ao bem-estar. As atividades físicas têm papel importante para nos ajudar a liberar o estresse acumulado e aumentar o nível de hormônios que causam felicidade e aumentam a disposição, além dos cuidados pessoais que garantem um momento mais relax, onde podemos nos conectar com sua própria essência.

 

Autocuidado intelectual:

Esse tipo de autocuidado permite que sua mente se mantenha saudável, estimulando o pensamento crítico, a criatividade e o desejo de sempre aprender mais.

 

Autocuidado espiritual:

Espiritualidade não é sinônimo de religião. É, na verdade, o cultivo de sentimentos bons e amor próprio dentro de si mesmo. Essa prática traz conforto ao seu coração, permitindo que você se concentre nas coisas boas da vida.

 

5. Autocuidado social:

É quando estamos conectados com outras pessoas, interagindo com novas ideias e hábitos, permitindo uma rede confortável e proveitosa. Por isso, buscar conviver socialmente, independente se somos mais introvertidos ou extrovertidos, é essencial, porque isso pode impactar indiretamente na saúde mental, emocional e até física.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados