Aproveitar o potencial das redes sociais para atrair clientes e fazer seu negócio crescer é uma das principais ações a se tomar para a evolução em todos os segmentos, inclusive, no contábil.
Em um mundo cada vez mais conectado, estar por
dentro do que acontece no mundo virtual é essencial para garantir um lugar na
memória de possíveis clientes.
Já parou para pensar por que grandes marcas
consolidadas no mercado continuam investindo esforço e capital em publicidade?
Um bom exemplo disso é a uma grande empresa de
refrigerantes, que está presente no imaginário de grande parte da população
mundial com todas as suas campanhas, sua logo característica, sua cor vermelha
e seu urso polar no natal, e ainda assim investe pesado em marketing para
manter sua marca viva na memória de todos.
Se manter no mercado utilizando estratégias de
divulgação é muito importante, então não adianta utilizar ferramentas de
marketing apenas inicialmente, para tornar um negócio conhecido, e depois
abandoná-las.
Segundo Bruna Maretti, Diretora de Comunicação e
Marketing da Express CTB – accountech de contabilidade, “Devemos
usar as redes sociais para permitir um bom relacionamento entre seu negócio e
os clientes, para se colocar no mercado como uma opção ao público, para
fortalecer sua marca e, principalmente, para ampliar suas conexões
profissionais”.
O comportamento padrão do brasileiro é estar na
internet fazendo uso constante dos seus canais, e de acordo com um estudo
realizado pela agência eMarketer, o Brasil é o país que mais acessa redes
sociais na América Latina. Nesse sentido, nada mais assertivo do que também
marcar presença nas redes e, portanto, na mente dos consumidores.
Como explorar as principais redes sociais?
Para garantir um melhor aproveitamento do uso das
redes sociais é muito importante conhecer a persona, ou seja, a pessoa
cujas necessidades seu produto/serviço está buscando atender. Assim, cada rede
social poderá gerar bons resultados para seu escritório de contabilidade.
São elas:
Instagram
Por se tratar de uma rede social que se baseia mais
na apresentação de imagens, e agora muito mais em vídeos, do que textos, essa é
uma ótima ferramenta para desvincular o contador de uma imagem que geralmente
apresenta uma maior seriedade.
Muito importante para aqueles que preferem esse
tipo de abordagem, ela permite que você demonstre um lado mais leve do dia a
dia de um escritório de contabilidade para os clientes, contribuindo assim para
a criação de uma maior aproximação com o público. Além de mostrar o que
realmente um contador faz e as vantagens que trazem para os mais diversos
negócios.
Facebook
Conhecida como a maior rede social do mundo, o
Facebook permite que seu espaço seja utilizado principalmente para ajudar na
divulgação dos conteúdos voltados a temáticas da área importantes para o
público, apresentados nos seus sites ou blogs através da demonstração de uma prévia
deles. Dessa forma, seus clientes e potenciais consumidores dos serviços
poderão conhecer mais sobre a sua empresa.
Outro ponto importante a se destacar é que a rede
permite que clientes sejam parabenizados, datas importantes sejam marcadas e
informações gerais estejam disponíveis de maneira facilitada para o público.
Além disso, ele oferece uma ferramenta chamada
gerenciador de negócios que permite que você faça anúncios pagos e atinja o
público que deseja.
Whatsapp
Esse aplicativo pode ter diversos usos para um
escritório de contabilidade por permitir que seja realizada uma troca de
mensagens instantâneas.
De maneira geral, a ferramenta permite que o
contato entre o cliente e o escritório seja facilitado e as demandas sejam
atendidas de forma mais rápida, como, por exemplo, a resposta para possíveis
dúvidas. Outro uso interessante é que ela viabiliza uma maior interação entre
as pessoas e, assim, grupos de contadores podem ser criados para trocar ideias
e informações sobre a área.
Twitter
Atualmente conhecida como a rede social onde as
informações circulam de maneira mais rápida (“real time”) e que permite uma boa
interação com o público de maneira geral, o Twitter tem o diálogo como sua
marca.
A ferramenta permite apenas 280 caracteres, mas
geralmente eles são mais que suficientes para repassar notícias rápidas sobre o
negócio e também para trocar ideias.
YouTube
Uma tendência mundial que tem se destacado cada vez
mais entre as estratégias de marketing, o YouTube permite o compartilhamento de
conteúdos por meio de vídeos.
A ferramenta pode ser utilizada para passar
qualquer tipo de mensagem que o seu escritório possa ter para o público, e é
muito importante garantir que os vídeos sejam bem feitos, com boa qualidade de
imagem e áudio para atrair seguidores.
Bônus: LinkedIn
Lançada com o objetivo de auxiliar profissionais
das mais diversas áreas a encontrar oportunidades de emprego, buscar talentos
para as empresas, fortalecer o nome dos negócios e permitir que as pessoas
compartilhem experiências profissionais e pessoais com o mundo, atualmente o
LinkedIn é uma das maiores redes sociais do mundo quando se trata de negócios
para prospectar clientes, gerar oportunidades de negócios e contatos
profissionais.
No setor contábil, a rede pode ser uma excelente
ferramenta para você se destacar como profissional da área e, caso possua um
escritório de contabilidade, permitir que ele ganhe notoriedade no mercado.
Nela você pode:
- Criar
um perfil pessoal e disponibilizar todas as experiências acadêmicas e
profissionais que vivenciou, como cursos, certificados etc.;
- Acompanhar
os assuntos mais comentados da área;
- Conectar-se
com colegas da área, empresários e possíveis clientes;
- Compartilhar
seus próprios artigos;
- Criar
uma Company Page para seu escritório;
- Recrutar
profissionais para a sua empresa;
- Compartilhar
informações do escritório
- Compartilhar
a cultura e valores da empresa;
- Entre
outras oportunidades para fortalecimento da marca.
Esses são apenas alguns exemplos do vasto mundo
dessa rede social, que conta com diversas outras possibilidades.
Dicas para um bom uso das redes
#1. Leve a estratégia a sério
“Utilizar as redes não deve ser apenas um
passatempo do dia a dia para a empresa, mas sim uma atividade muito bem
planejada, com escopos e temas definidos para garantir um bom gerenciamento e
engajamento”, explica Maretti.
#2. Crie conteúdos voltados a seu público
Saiba quem é o público-alvo de sua estratégia e
mobilize esforços para que seus conteúdos sejam voltados a atingi-lo.
Tenha em mente que é preciso oferecer informações
que serão úteis para esses clientes, então busque conhecer quais são seus
interesses e hábitos antes de sair postando.
#3. Marque presença
O fluxo de comunicação nas redes sociais pode ser
muito intenso, então é importante utilizá-las como uma via de mão dupla e estar
sempre disponível para interagir com o público.
É muito importante não deixar ninguém sem resposta
e estar sempre atento a comentários com reclamações, perguntas ou sugestões.
#4. Mensure os resultados
Após realizar todas as ações voltadas para a
criação e postagem de conteúdo é muito importante mensurar os resultados.
Saber quem seu conteúdo está atingindo e qual o
grau de satisfação desse público com as informações repassadas é um dado muito
importante para direcionar as estratégias.
“Vale destacar que não é preciso estar presente em
todos os canais. Avalie o que faz sentido para o seu segmento e quais redes
você conseguirá manter constância e presença”, ressalta a diretora de
comunicação e marketing.
Express CTB
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