A promoção de vendas é uma estratégia que traz excelentes resultados para empresas e empreendedores que realizam vendas online ou offline. Com essa técnica, é possível aumentar as vendas, melhorar o relacionamento com os clientes, obter fidelização, promover um produto ou serviço específico e atrair novos públicos. Basta desenvolver um bom planejamento estratégico e ter objetivos definidos, considerando seu público-alvo.
Para
ajudar empreendedores a implantarem uma promoção de sucesso, a Gofind, primeiro localizador de produtos
omnichannel do país, elenca alguns passos para planejar a estratégia. Confira:
1. Comece pelos objetivos
Para planejar uma promoção de vendas que seja realmente eficiente, comece pela estruturação do plano estratégico. Neste passo, é preciso definir qual será ou quais serão os objetivos da campanha de promoção. Escolha se deseja incentivar a venda dos produtos, apresentar um novo produto ou linha, reduzir estoques, conquistar novos clientes ou fidelizar seus clientes já conquistados.
Para
cada objetivo, existem ações diferentes, por isso, a importância da definição.
Por exemplo: se a meta é fidelizar clientes, anunciar descontos exclusivos para
quem já comprou da marca fará com que o cliente se sinta valorizado.
2. Determine o público-alvo
Definir o público-alvo é o segundo passo para encaminhar sua promoção. Aqui, é possível seguir dois caminhos distintos: mirar em novos clientes ou focar na retenção e fidelização dos seus consumidores atuais.
Para
atrair um novo público, a estratégia irá demandar mais esforço, exigindo da
equipe um estudo aprofundado sobre o perfil desses consumidores. Isso ajudará a
desenvolver uma oferta adequada aos desejos, necessidades, hábitos de consumo e
preferências dos consumidores.
3. Identifique o tipo de promoção mais adequado
Existem
vários tipos de promoções de vendas e escolher a mais adequada ao tipo de negócio
ou produto fará com que a estratégia colha melhores resultados. Defina os tipos
que mais agradam o seu público e foque em oferecer a melhor experiência de
compra possível.
4.
Defina o período de execução
Uma boa propaganda precisa da definição de quando irá começar, assim como quando irá acabar. Promoções muito longas, que continuam válidas apenas porque estão funcionando, costumam desagradar o público, caso o preço ou benefícios voltem ao normal. Definir uma data para terminar gerará um senso de urgência no público, permitindo mais vendas e controle sobre os resultados.
5.
Estabeleça os canais de divulgação
Definir onde a oferta será divulgada é fundamental para o sucesso da estratégia. Considere campanhas de marketing envolvendo canais online e offline. Escolha os mais adequados para o seu público-alvo e foque na melhor mensagem e mais atrativa para gerar vendas.
6.
Acompanhe os resultados
Quando falamos em venda, acompanhar os resultados é fundamental para saber se as ações estão ou não dando resultado. Para um planejamento eficiente, é preciso acompanhar todos os passos da cadeia, desde a produtividade nas vendas, o controle do estoque, o controle financeiro (recebimentos e pagamentos, fluxo de caixa), a contabilidade e a tributação. Para isso, a adoção de um sistema de gestão ajudará a poupar tempo, recursos e mão de obra, os quais podem ser direcionados para o esforço de vendas.
Por fim, empresas
que conseguem executar bem um planejamento estratégico, focado em oferecer a
melhor experiência de compra, online e offline, conseguem se destacar no
mercado. Uma promoção de vendas bem executada ajuda a empresa a conquistar
consumidores, fidelizar clientes e potencializar o consumo. Por isso, invista
seu tempo, esforço e recursos em implementar processos, planejamento
estratégico, controle e análise dos indicadores de desempenho.
Isso fará com que a empresa alcance a excelência, independente do segmento
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