Confira as características listadas
pela Youse para apoiar na escolha entre seguro convencional ou por
quilometragem
Diante
das flexibilidades no mercado de seguros, as modalidades mais personalizadas e
com preços mais acessíveis estão se popularizando. Uma delas é a do segmento de
seguro Auto por KM, em que o cliente paga conforme a quilometragem percorrida.
Na Youse, plataforma de seguros digital, o segmento tem tido um aumento de 20%
na demanda a cada mês. Mas afinal, como um segurado pode saber se a modalidade
é vantajosa para ele? Para apoiar nessa decisão, a Youse lista algumas
características. Confira:
1) Recomendado
para quem percorre até 300 Km por mês
O
‘Auto por Km’ funciona aos moldes do modelo “pay per use”, ou seja, pague pelo
que usar. Por isso, essa modalidade é ainda mais vantajosa para as pessoas que
utilizam o carro para percorrer curtas distâncias ou combinam seu uso com
transporte coletivo, bike, entre outros.
Segundo
levantamento da Youse, antes da pandemia 86% dos clientes já usavam o carro
principalmente para atividades cotidianas, como ir ao supermercado, fazer
compras ou visitar amigos e familiares. Durante a pandemia, os segurados ainda
realizam as mesmas atividades, mas em menor incidência: 66% dos entrevistados
usam seus carros para ir ao mercado ou farmácia, 50% vão às compras e apenas
25% vão visitar amigos e familiares.
“Com
a retomada das atividades presenciais, já percebemos que os clientes estão
usando mais o carro para ir às compras ou passear. Para clientes que rodam em
média 300 KM por mês a modalidade ainda é uma boa opção, já que mantém seu
seguro mesmo quando o carro está parado e garante o pagamento compatível com o
uso”, indica Lenara Londero, product manager na Youse.
2) Interessados
em pagar o seguro mês a mês
O
preço do seguro Auto por KM é composto por um valor fixo determinado conforme o
perfil do cliente acrescido de uma cobrança variável de centavos por cada
quilômetro rodado, a partir das informações do hodômetro do veículo.
Cerca
de 30% mais barato do que o seguro convencional, essa modalidade é mais
vantajosa para um cliente que prefere arcar com custos variados compatíveis ao
uso do que bancar uma mensalidade fixa ou pagar o seguro à vista. Isso porque a
cobrança funciona como uma assinatura e o valor cobrado acontece no mês
seguinte de maneira proporcional via cartão de crédito ou débito.
“O
recomendado é que o cliente se programe financeiramente ciente do quanto vai
usar. Por exemplo, o segurado que pretende usar o carro para se deslocar ao
trabalho em um formato híbrido, já sabe que se deslocará ao escritório duas
vezes por semana, então já consegue calcular aproximadamente o quanto pagará
conforme rodou nesses dois dias”, exemplifica.
3) Para
quem possui classe de bônus
A
classe de bônus é um benefício tradicional do setor que concede desconto no
momento de renovação do seguro aos bons motoristas. Os clientes acumulam um
novo ponto sempre que completam um ano de vigência da apólice sem acionamento
de coberturas. Essa pontuação cumulativa é mensurada em uma escala de 0 a 10 é
revertida em percentuais de desconto que podem chegar a até 50% do valor total.
Na
classe de bônus, os pontos são associados apenas ao segurado, ou seja, o
cliente pode trocar de seguradora, mudar de carro e ainda assim manter seus
pontos, desde que a apólice permaneça em seu nome como condutor principal. Isso
significa que um cliente de seguro auto convencional de qualquer seguradora
pode contratar o seguro auto por KM e utilizar seu desconto normalmente.
A
Youse é a primeira e, atualmente, a única insurtech a aceitar a classe de bônus
para interessados na modalidade por quilômetro rodado. “Aceitar a classe de
bônus para essa modalidade é tornar a contratação do seguro ainda mais justa,
afinal quem roda pouco e dirige bem, merece pagar menos”, comenta.
4) Para
quem prefere seguro digital ou quer aderir
O
cliente do Auto por KM garante a opção de adquirir as mesmas coberturas e
assistências de um seguro auto convencional. Há desde ofertas mais básicas com
coberturas para roubo, furto e incêndio, alargamento, colisão para perda total
e danos materiais a terceiros com assistência guincho até serviços mais
completos, incluindo colisão para qualquer batida, chaveiro auto e reparos
completos, por exemplo.
“Na Youse, o seguro auto convencional já é 100% digital e personalizável, ou seja, o cliente pode escolher quais coberturas e assistências quer contratar direto pelo app, na palma da mão. Com o seguro auto por KM, a experiência é a mesma”, diz Lenara.
A gerente de
produtos acrescenta que a experiência do seguro digital se estende aos
processos de vistoria online, acionamento de sinistros e de assistências e até
mesmo à realização de vistorias online de sinistros. “Quem procura por
praticidade para gerenciar a apólice com autonomia, a encontra pelo app. Mas
claro, também pode contar com todo o suporte de profissionais via outros canais
de atendimento”, conclui.
Youse
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