Pesquisar no Blog

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Na Estação São Paulo-Morumbi, totem chama atenção para o Dia Mundial do Coração, celebrado nesta quarta-feira, 29 de setembro

Instalação alerta para prevenção e tratamento da insuficiência cardíaca, doença que tem como fatores de risco pressão alta, diabetes e tabagismo


Totem informa sobre cuidados com o coração

 

Na Estação São Paulo-Morumbi, uma escultura de 2 metros de altura, com as letras IC (insuficiência cardíaca), chama atenção dos passageiros para uma das principais doenças do coração. A iniciativa é do Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), em parceria com a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela.

Também conhecida por doença do coração fraco, a insuficiência cardíaca é resultado de diversas agressões provocadas no órgão. É caracterizada pela incapacidade do coração de bombear adequadamente o sangue para o resto do corpo, comprometendo o funcionamento do organismo.

Entre as causas da insuficiência cardíaca estão pressão alta, diabetes, tabagismo, sedentarismo e dieta muito calórica. "Trata-se de uma doença séria, e, pelo fato de os pacientes não a reconhecerem como uma doença crônica e hesitarem em aderir ao tratamento, ela pode provocar morte súbita", afirma Ariane Macedo, cardiologista e membro do comitê científico do Instituto Lado a Lado pela Vida. Mas com diagnóstico precoce e tratamento correto é possível reverter a doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

O alerta coincide com o Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro, nesta quarta-feira. A data tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de manter hábitos saudáveis para preservar a saúde do órgão.

Segundo o LAL, o número de indivíduos que morrem de insuficiência cardíaca quando chegam ao hospital no Brasil é duas vezes mais alto do que nos Estados Unidos e três vezes mais elevado em relação à Europa. Junto à escultura, num totem próximo, estão disponíveis informações sobre a doença, especialmente suas formas de prevenção. Para mais dados sobre o tema, o passageiro pode acessar o site do LAL, por meio de um QRCode no totem.

"A ViaQuatro vai além de oferecer um transporte seguro: a concessionária tem como meta levar informações ao público que contribuam com sua qualidade de vida, e nada mais importante do que cuidar da saúde do coração", diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da concessionária.


Serviço:

Campanha de Combate à Insuficiência Cardíaca - Estação São Paulo-Morumbi: entre os dias 20 e 30 de setembro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados