Especialista diz
que mesmo aqueles negócios que não estão diretamente ligados à data, podem se
beneficiar com estratégias de venda e fidelização de clientes
A duas semanas do Dia das Crianças, celebrado no
próximo dia 12 de outubro, a data promete movimentar as vendas do varejo,
especialmente agora, com o avanço da vacinação contra o coronavírus em mais de
90% da população adulta com a primeira dose. Espontaneamente, os setores que
mais vendem nesse período são os de roupas, brinquedos, calçados, games e
doces. No entanto, há uma tendência, já popularizada fora do Brasil, que tem
ganhado cada vez mais força no país, principalmente em datas comemorativas: o
cross-selling.
A técnica consiste em oferecer uma experiência cada
vez mais completa ao cliente, seja de forma direta ou indireta. O gerente de
Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Enio Pinto, explica: “Imagine que você
tem um restaurante e ao vender o almoço para as famílias na semana do Dia das
Crianças as pessoas ganhem desconto em uma loja de brinquedos parceira. Ou que
você tenha uma loja de bicicletas, e nesse período comemorativo, ofereça
condições especiais para quem levar, além da bike, os acessórios como
capacetes, joelheiras. Temos aí um exemplo indireto e outro direto dessa
modalidade de vendas que pode ser aplicada em qualquer negócio”.
De acordo com o especialista, o Dia das Crianças de
2021 será uma espécie de “aquecimento” para a retomada das vendas de fim de
ano. “Historicamente falando, períodos após depressões econômicas e sociais,
como foi a pandemia, costumam ser seguidos de crescimento no consumo. Existe
uma demanda reprimida, as pessoas ficam mais confiantes em sair de casa, ir a
um restaurante, fazer uma viagem, presentear e comemorar junto com amigos e
familiares”, observa.
O Dia das Crianças carrega ainda o título de um dos
maiores tickets-médio entre as datas comemorativas do mercado. Por isso, Enio
ressalta a importância de se preparar para a comemoração, mesmo que seu negócio
não seja diretamente ligado aos setores que mais movimentam. “O valor médio
gasto por pessoa nesse período gira em torno de R$ 140 a R$ 200, as crianças
são presentadas por tios, avós, amigos, madrinhas. A criação de alguma
iniciativa que remeta à data é muito importante para a relação com o cliente.
Pode ser uma playlist infantil, um cardápio especial, nomes criativos para os
produtos e serviços”, recomenda.
Confira a seguir cinco dicas para aplicar em seu
negócio no Dia das Crianças:
1 – Passe segurança aos clientes e colaboradores
A pandemia não acabou. Nem todas as pessoas estão vacinadas e o vírus continua
circulando. Se prepare para receber o seu cliente com todos os cuidados
necessários, oriente os colaboradores para uso de máscara, espalhe álcool gel
pelo estabelecimento e tapetes higiênicos. Comunicados educativos também são
fundamentais.
2- Invista na experiência do cliente
Além do produto ou serviço, é primordial que seja entregue algum valor com sua
marca. O Dia das Crianças pode ser celebrado mesmo se o seu negócio não tem engajamento
com a data. Encante seu cliente com músicas divertidas, um cardápio
diferenciado, um espaço para brincadeiras infantis, qualquer ação que lembre a
data.
3- Tenha pluralidade nas formas de pagamento
Ofereça todas as facilidades para o pagamento. Aceite cartão, pix,
transferências, boletos e dinheiro. Ainda há muitas pessoas com receio de sair
de casa e que optam por comprar online. Essa variedade é decisiva no processo
de compra.
4- Seja cuidadoso na entrega
Além de comprar presentes, no Dia das Crianças as pessoas devem se reunir,
comer uma torta, uma rodada de pizza, de hambúrguer, portanto, os serviços de
delivery da empresa devem estar bem afinados. A pessoa que fará a entrega deve
ser carismática e portar todos os itens de segurança.
Os produtos precisam ser embalados de maneira que
sua integridade e a pontualidade na entrega sejam inquestionáveis. Um mimo como
um recadinho, um pirulito, um bombom, um brinde final também fazem toda
diferença no encantamento ao cliente. Ele irá lembrar do seu negócio em outro
momento. Acredite!
5- Use e abuse da sua presença digital
Aproveite todo o relacionamento construído com seus clientes e mostre que o seu
negócio se importa e celebra a data. Faça publicações, promova interações e
impulsione posts comemorativos. Lembre-se, sua marca deve entregar valores
positivos, muitas experiências de compra começam nas redes sociais.
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