Levantamento
realizado pela SoluCX avaliou 39 estabelecimentos na cidade de São Paulo nas
categorias de pesquisa de percepção de marca, satisfação e popularidade
Comprar mantimentos por aplicativos e sites se
tornou ainda mais comum com o isolamento social e, com essa tendência, veio
também a necessidade de mais investimentos na experiência de compra nas
plataformas. Um levantamento realizado pela SoluCX,
empresa especializada em pesquisa de satisfação e NPS, mostrou que o índice de
maior rejeição pelo público é, justamente, a jornada em canais digitais, com
27,5% de desaprovação.
Além dessa característica, o público também avaliou
com likes e dislikes, método utilizado para mapear o índice de aprovação dos
serviços, o sistema de entrega, que quase empatou com a jornada digital
em índice de rejeição (27,4%), promoções e programas de fidelidade (25,3%),
custo benefício (22,8%), atendimento e agilidade (14,5%), variedade e
disponibilidade de produtos (12,5%) e instalações da loja (11,7%).
Segundo Tiago Serrano, CEO e cofundador da SoluCX,
muitos supermercadistas não estavam preparados para essa realidade e isso faz
com que a percepção do público seja negativa. “Em março, quando grande parte da
população começou a migrar suas rotinas para dentro de casa, a demanda de
compras digitais explodiu antes que alguns segmentos conseguissem se adaptar e
oferecer uma logística mais otimizada e isso está diretamente ligado aos
resultados do levantamento”, comenta Serrano.
Outro destaque da pesquisa foi o ranking de Net
Promoter Score (NPS), que avalia o índice de lealdade de um cliente. A ideia
central é instigar o respondente com a pergunta “em uma escala de 0 a 10,
quanto você indicaria esse estabelecimento para outras pessoas?” e os melhores avaliados
foram o Sítio Verde Hortifruti, com nota 61,1, Petit Mambo (59,0) e o Master
Supermercados (58,5).
Entre os dez melhores avaliados, também estão o
Atacadão (58,5), Carrefour (57,5), Assaí Atacadista (55,8), Natural da Terra
(55,4), Hirota Food Express (55,1), Giga atacado (52,9) e Oba Hortifruti
(52,5). Ainda que esses sejam os melhores avaliados, a nota média do NPS do
segmento é apenas 46,6, em uma escala de avaliação que considera 100 um serviço
em excelentes qualidades.
Para entender a popularidade entre os avaliados, os
respondentes foram questionados sobre os supermercados que já tiveram alguma
experiência. Neste ranking, o Extra, Carrefour e o Dia são os grandes
destaques, com experiência comprovada por 94,1%, 93,5% e 87,6%, respectivamente,
foram os mais citados pelos consumidores. Seguidos do Assaí Atacadista (85,8%),
Pão de Açúcar (84,9%), Atacadão (77,2%), Sonda Supermercados (75,7%), Carrefour
Express (64,8%), Makro (64,3%) e Mini Extra (64,2%).
A empresa ouviu, entre abril e agosto deste ano, a
opinião de 3.423 pessoas sobre os serviços prestados por 39 supermercados da
cidade de São Paulo. Para baixar o relatório completo, acesse o link: https://bit.ly/3kFifJ6.
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