Nunca foi tão difícil ser um líder um em empresa como neste período de coronavírus. O cenário e de incertezas, medo e ao mesmo tempo é necessário adequar o mundo do trabalho e a comunicação a realidades como o home office ou grupos que estão virando dias trabalhando.
A posição de gestor em
uma empresa é algo extremamente complexo, ainda mais neste momento.
Infelizmente ainda se tem muita confusão entre qualidade técnica com capacidade
de liderança e aí nasce um grande problema, principalmente em momentos como o
que atravessamos, sendo que constantemente se observa gestores que acumular
obrigações em função da dificuldade de delegar.
"Delegar as
atividades em uma empresa é uma tarefa que requer muita dedicação do
profissional, independentemente do tamanho do negócio, por isso que são
constantes treinamentos e capacitações com pontos comportamentais. Essa
dificuldade se reforça em relação às empresas pequenas, nas quais os quem tem a
liderança ainda é muito próximo das atividades no dia a dia e principalmente no
trabalho remoto onde muitas vezes não se tem ferramentas nem métricas",
avalia o diretor financeiro e de RH da Farmarcas e Febrafar, André Costa .
Normalmente, nas
empresas de pequeno porte, o proprietário ou gestor é responsável pelos
atendimentos, administração, negocia, recebe os pedidos, faz o planejamento de
precificação dos produtos, executa o financeiro da empresa e participa do
balanço e checagem do estoque.
E na hora que a
empresa enfrenta dificuldades ele que manter essas funções, mas isso pode se
tornar impossível, gerando um grande desgaste para o profissional e até equipe.
Mas como delegar a gestão para alguém de confiança? Veja pontos que o diretor
da Febrafar e da Farmarcas detalhou, que podem auxiliar nesse processo de
demandar:
• Tenha consciência da
necessidade - Primeiro ponto é ter a certeza de que é preciso delegar as
atividades para conseguir administrar o negócio com eficiência. Planejar as
ações e colocar um responsável por projeto e/ou atividade é essencial para o
sucesso do negócio. É preciso que o empresário ou gestor desenvolva o espírito
empreendedor e incentive isso nos colaboradores para qualificar a maneira como
que administra a empresa .
• Equipe correta - Não existe grande
líder sem grandes profissionais, assim, um dos aspectos fundamentais para o
sucesso de uma empresa é a capacidade de montar uma equipe eficiente. Para
evitar a sobrecarga de trabalho, é preciso que o líder entenda a importância de
delegar tarefas e de organizá-las de acordo com as qualificações de cada um.
Assumir muitas responsabilidades é prejudicial para o direcionamento do negócio.
• Entenda como se
tornar um gestor eficiente - O líder deve conhecer a si mesmo e a seus
colaboradores, para que identifique o que deve ser feito por ele ou transferido
para outras pessoas. Essa capacidade de entender as habilidades contribui não
apenas para aliviar o trabalho, mas, principalmente, para garantir melhores
resultados.
• Confie nas pessoas -
A confiança na equipe
é primordial para que esse processo funcione, já que o líder não pode dar conta
de tudo sozinho. Tarefas simples devem ser facilmente desempenhadas por outras
pessoas. É preciso ter em mente que o operacional deve ser delegado a outros
colaboradores. O gestor deve ter o foco no planejamento de outros projetos
estratégicos e focar no desempenho dos resultados. No caso de atividades muito
demoradas, uma boa ideia é transferir a parte mais mecânica, de modo que o
gestor realize apenas a aprovação. Assim é possível dar a atenção necessária às
tarefas mais decisivas para a empresa.
• Capacite seus
funcionários - Outro tipo de atitude que contribui para delegar as
atividades é dividir a carga de trabalho. Com isso o gestor consegue dedicar
parte do seu tempo para ensinar os colaboradores a realizar algumas tarefas.
Isso demonstra que o gestor tem interesse genuíno pelo desenvolvimento da
equipe e pode ajudar na identificação das pessoas com postura pró ativa e mais
comprometidas.
• Acompanhe as
atividades - Delegar as atividades não significa abandonar as entregas.
Para garantir a qualidade do serviço desempenhado, o líder precisa estar atento
ao que os funcionários estão fazendo e acompanhar frequentemente as atividades.
Muitas vezes o gestor comete o erro de delegar as tarefas e se esquece de
auxiliar a equipe para fazer os ajustes necessários.
• Melhore a sua comunicação
- Para delegar
atribuições e atividades é verificar se a pessoa que recebeu a ordem a entendeu
corretamente. Principalmente quando o assunto inclui a entrega de trabalhos
dentro de prazos determinados. Muitas vezes a mensagem emitida pelo líder não ficou
totalmente clara. Então fica mais difícil cobrar uma entrega se se não tem
ideia do que o colaborador realmente compreendeu.
"Enfim,
como pode ser visto, evitar a centralização das atividades é essencial para o
desenvolvimento da qualquer organização. Quando o gestor trabalha
verdadeiramente lado a lado com seus subordinados, consegue melhorar a
qualidade dos resultados da empresa, facilitando no combate de crises",
finaliza André Costa, que complementa que é importante que essa crise vai passar
e teremos que utilizar o que aprendemos com ela.
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