Especialista do setor food service aponta como aumentar o
lucro nos comércios em feriados e final de ano
Segundo
estimativas do IBGE, o ano de 2019 foi marcado por mudanças nos hábitos de consumo
e, com isso, elevou o percentual desses gastos para 32,8% dos recursos
destinados à alimentação. Em abril deste ano, a empresa Sodexo Benefícios e
Incentivos divulgou um estudo que identificou uma queda de 89% no lucro dos
restaurantes de áreas comerciais de São Paulo.
Com
o retorno das atividades de bares e restaurantes, os comerciantes procuram
meios para recuperar o tempo perdido enquanto estiveram fechados. Segundo Ana
Paula Coelho, CEO da Monte Carlo
Alimentos (https://www.montecarloalimentos.com.br/)
- distribuidora com 26 anos de mercado focada em pequenos negócios do setor
food service - se deu bem quem conseguiu se adaptar sem perder a qualidade e
muito menos a confiança dos clientes. “Um negócio mais inteligente e lucrativo
depende de um planejamento e de ações rápidas quando as coisas não dão certo”,
explica.
Com
a chegada de alguns feriados e o final de ano, muitos comerciantes têm buscado
meio para recuperar o prejuízo causado durante o isolamento. Pensando nisso,
Ana Paula Coelho separou 6 dicas de como ganhar mais dinheiro com a proximidade
do mês últimos meses do ano:
1.
Use a criatividade
Com
a proximidade das datas festivas de fim de ano, cidades turísticas do precisam
se preparar para receber turistas. Uma boa alternativa é optar por técnicas
como investir em entretenimento para o público infantil, como área de
brinquedos ou equipamentos para desenho, além de um espaço pet friendly,
ou seja, que receba os animais de estimação. Como nesse período as áreas
abertas são mais procuradas pelos clientes, incluir o pet e as crianças no
passeio pode ser atrativo.
2.
Invista em higiene e segurança
A
higiene dos estabelecimentos alimentícios sempre foi determinante para o
sucesso do negócio, porém, desde o início da pandemia do coronavírus, esse
tópico ganhou ainda mais importância. Seguir as regras impostas para evitar a
disseminação do vírus como distanciamento social e redução da capacidade total
para evitar aglomerações são essenciais, além de adotar rígidas medidas de
higiene como limpeza frequente e uso do álcool gel e máscara por parte de
funcionários e clientes.
3.
Monte um cardápio que atenda todos os públicos
Oferecer
diversas opções de produtos, além de atrair novos clientes, fideliza aqueles
que já consomem os serviços do estabelecimento, pois oferece a praticidade de
adquirir múltiplos produtos que atinjam todos os públicos em apenas um local,
como por exemplo, comida saudável, pratos e lanches vegetarianos ou até mesmo
com restrição à lactose. Essa estratégia já atinge parte de comércios nichados,
como lojas de produtos naturais, que hoje optam por funcionar como mercearias.
É importante ressaltar que o momento pós crise pede um enxugamento dos
cardápios, mas os comerciantes podem optar por pratos e lanches montados pelo
cliente.
4.
Trabalhe com promoções
A
crise econômica atingiu muitos brasileiros durante a pandemia. Por isso, clientes
buscam alternativas de gastar menos em suas compras. Promoções como combos e
vouchers de desconto atraem essa parcela do público e também abrangem novos
consumidores, que são atraídos pela ação. Pense em formas criativas de chamar
atenção do cliente para a causa em si e se organize para realizar esses
atendimentos de forma que não impacte a sua estrutura. Além disso, outra
atividade que tem chamado bastante a atenção são as ações solidárias com
instituições sem fins lucrativos. Muitos clientes têm buscado locais que estão
contribuindo com organizações que estão ajudando a população na recuperação da
crise.
5.
Aposte em redes sociais
A
quarentena intensificou a tendência do e-commerce pelas redes sociais. Com a
volta flexibilizada, elas ainda podem ser aliadas do comércio na divulgação dos
produtos, pois têm potencial de atingir um grande número de pessoas e aumentar
a rede de vendas. Além disso, recursos como sorteios de produtos pela
plataforma do Instagram podem angariar novos clientes e visibilidade para a
marca.
6.
Informe os componentes dos alimentos
Cada
vez mais, os consumidores têm prezado por uma relação transparente com os
restaurantes e empresas de alimentos. Informar corretamente os ingredientes
utilizados na confecção dos produtos, além de informações como valor
energéticos e itens que podem ser alergênicos, cria uma relação de confiança
entre o comércio e o comprador.
Monte Carlo Alimentos
https://www.montecarloalimentos.com.br/
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