Em homenagem ao dia do consumidor, confira
algumas dicas de como melhorar sua experiência de compra online
O
e-commerce brasileiro vem se fortalecendo com o passar dos anos. Só no primeiro
semestre de 2016 o setor tinha crescido 5,2% em relação a 2015 de acordo com a
EBIT, empresa responsável pelas análises da área. Essa estatística não foi a
única que cresceu, o ticket médio também aumentou, contudo, os números de
compras diminuíram.
Então,
como é possível que o lucro do e-commerce brasileiro foi mais alto em 2016 do
que em 2015 se a quantidade de compras foi menor? A resposta é simples. O
comportamento do consumidor mudou, além, é claro, da crise econômica que
afligia o país. Consequência disso foi o aumento de 42% do uso de parcelas
únicas nas compras realizadas online. Fato que também revela a imersão das
classes A e B no e-commerce brasileiro.
Dados
do EBIT mostram que o Dia do Consumidor de 2016 faturou R$271 milhões. O número
de pedidos teve um aumento de 19%, enquanto o faturamento de 12%, em relação a
2015. Já no ano como um todo, o crescimento do e-commerce no Brasil foi de 7,4%
em 2016.
Porém,
quanto maior o número de pessoas comprando na rede, maior o número de pessoas
expostas aos riscos da internet. Spam, vírus, hackers, fraudes, roubos, cartões
clonados. Por mais que as empresas busquem uma experiência cada vez melhor para
seus usuários, o que inclui cada vez mais segurança, é preciso que o próprio
consumidor esteja atento.
- 1. Busque referência
De
acordo com os dados da EBIT, o número de busca no Reclame Aqui durante a Black
Friday de 2016 sofreu um aumento de 26% se comparado com os dias comuns, o que
mostra que cada vez mais os usuários estão interessados nas empresas com as
quais estão se relacionando. Além do site, as páginas das redes sociais também
são boas fontes de referência de uma empresa, principalmente para as quais
oferecem serviços. Apenas tome cuidado com perfis fakes.
Outro
fator relevante que pode ajudar na hora de avaliar uma empresa é a Trusted
Company, que coleta reviews de diversos usuários e torna essa avaliação
pública. Empresas de todos as áreas utilizam a plataforma, um exemplo é a
Remessa Online, plataforma independente que realiza transferências
internacionais completamente online, por meio de um sistema simples e menos
burocrático, avaliada pela plataforma com nota 4.7 de 5.
- 2. Valores
Será
que aquele produto que está na promoção realmente tem algum desconto? A
internet também ajuda nessa missão. Hoje existem ferramentas que possibilitam o
acompanhamento do histórico do valor de alguns produtos, os comparadores.
- 3. Compra assegurada
Após
realizar a compra ainda existe o medo de que aconteça algo com seu produto
durante o caminho da entrega? Tenha certeza de que a empresa que você está se
relacionando ofereça um seguro. Diversas empresas oferecem esse tipo de
serviço. Um exemplo é a BeeCâmbio, correspondente cambial online que
possibilita a compra de moedas estrangeiras e a visualização das cotações em
tempo real.
Se mesmo depois das pesquisas e certeza de que a compra
está sendo feita em uma empresa séria o consumidor ainda tiver algum tipo de
problema, existe o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, mais conhecido
como PROCON, que tem o objetivo de mediar entre o comprador e seu fornecedor.
Para entrar em contato com eles, basta discar o 151 no seu telefone.
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