Pesquisar no Blog

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

O QUE MUDA NA IDADE ADULTA DO PET



As dúvidas sobre a idade adulta dos animais de estimação são diversas e, para começar, deve-se estabelecer quando esse amadurecimento começa. Nos gatos, a idade adulta chega por volta dos três anos. Já no caso dos cachorros, se engana quem pensa que tamanho é documento.

O porte do animal é inversamente proporcional à rapidez com que amadurece. Para os animais de pequeno porte a idade adulta é atingida entre 10 e 12 meses de vida. Os de médio porte chegam nessa fase entre 12 e 16 meses enquanto que os de grande porte atingem mais tarde, e podem levar até dois anos para chegarem à vida adulta.

Na fase adulta de qualquer animal, o cuidado mais importante é com a saúde. Mudar a alimentação de filhote para a destinada a animais adultos é uma prioridade. Essa transição, no entanto, deve ser feita gradativamente para que o seu pet possa se acostumar com o novo alimento. “As mudanças bruscas não são somente estressantes, mas também podem causar irritação estomacal, vômitos e diarreia no animal de estimação”, explica o médico veterinário da Max e Gerente Técnico Nacional da Total Alimentos, Marcello Machado.

Outra necessidade básica do cão adulto especificamente é intensificar o ritmo de atividades físicas, pois tanto gatos como cães tendem a obesidade na fase adulta. O importante é a concentração dessas atividades físicas combinadas com uma dieta balanceada e sem sair da rotina. Os snacks devem ser dados com espaçamento de tempo e sem exageros, para cães e gatos acima do pesso é recomendado nas versões light.

Os animais também já conhecem e estão adaptados aos objetos caseiros, visitas humanas e até mesmo outros animais, se inseridos no convívio diário durante o crescimento. Tudo isso gera uma mudança de comportamento do animal, que tende a se tornar mais forte e cheio de vitalidade, porém mais obediente e sábio. “Essa mudança, para os tutores, pode ser facilmente confundida com apatia ou doenças, mas é extremamente normal ‘na fase de amadurecimento”, acrescenta Machado.

No caso de animais que não foram treinados ou socializados na infância, a idade adulta pode consolidar os comportamentos viciosos e prejudiciais. Portanto o treinamento de animais nessa fase tende a ser mais trabalhoso e delicado, mas é muito possível e, com dedicação do animal, treinador e do tutor, pode mudar o temperamento do pet e a convivência em casa para muito melhor.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados