Pesquisar no Blog

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Precisamos falar sobre consumo compulsivo



O consumismo atinge milhares de pessoas que, muitas vezes, não conseguem reconhecer e lidar com o vício


 Nessa época do ano, o apelo pelo consumo fica ainda maior, com o comércio liquidando os estoques que não foram vendidos no Natal. Mas, para quem é consumista compulsivo, liquidações são praticamente uma permissão legal para exagerar nas compras. Segundo pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), apenas três em cada dez consumidores podem ser, de fato, considerados conscientes.

Para o dicionário Aurélio, consumista é quem consome em excesso e, geralmente, bens e mercadorias desnecessárias. A escritora e publicitária Cris Guerra assume que se enquadrava nessa definição e revela que não é fácil admitir isso. “Para lidar com esse problema, em primeiro lugar é preciso admiti-lo, para então procurar ajuda”, afirma.

O ponto fraco de Cris sempre foi o vestuário, já que é consultora de moda. Ela acredita que muito mais mulheres (e homens também) sofram desse mal, embora não reconheçam. Segundo a escritora, o mercado capitalista trata como algo corriqueiro o consumo excessivo. Por ter passado por isso, ela acredita que é preciso falar sobre o assunto, para ajudar outras pessoas a ter uma relação mais equilibrada com o consumo. “Só quem já passou por isso entende como a compulsão pode desequilibrar a nossa vida”, afirma. 

Cris Guerra acredita ainda que o próprio comércio ganharia mais se ajudasse os consumidores a ter hábitos mais saudáveis. “Melhor um consumidor comedido por anos do que um comprador que exagera por pouco tempo e, depois, é obrigado a sair de circulação por inadimplência. A compulsão por compras é uma doença, como o alcoolismo e outros vícios. Não é algo de que nos curamos, e sim um comportamento que aprendemos a controlar. O pior é que sentimento de culpa retroalimenta o vício”, esclarece. 

Normalmente essa repetição de atitudes é provocada por carências e vazios com os quais não conseguimos lidar de forma consciente. O caminho, então, é o autoconhecimento. E a moda pode ser, ela mesma, uma forma de se conhecer melhor. No caso de Cris, foi fundamental também a ajuda de uma terapeuta, que a incentivou a olhar para a moda como um prazer e um dom, e não como um pecado. "Aos poucos fui compreendendo minhas atitudes, em lugar de me culpar por elas, e assim caminhei para a mudança, conseguindo distinguir o que era exagero e o que era positivo".

Para lidar com o vício, ela conta que vale fazer uso de alguns artifícios. “Por muito tempo, não tive cartão de crédito. Se ele tinha limites, eu não tinha”, brinca. O prazer pela novidade na sacola começou a ser substituído pelo prazer de usar o potencial de cada peça que tinha, de todas as formas possíveis. "Canalizei a minha obsessão para a composição de novas produções, muito mais do que para a aquisição de novos produtos. Passei a querer criar mais, em lugar de desejar ter mais. Continuo amando novidades, mas tenho como prioridade descobrir novidades no que já tenho”. 

Nessa época do ano, com as liquidações, se torna ainda mais difícil se segurar frente a oportunidade de ir as compras. Segundo a escritora e palestrante, o simples termo já como se fosse uma permissão temporária para passar dos limites, como se o mundo fosse acabar. “É preciso ter em mente é que podemos passar o ano todo economizando, mas basta um dia para colocar a perder todo esse tempo de economia", aconselha. Por isso, Cris resolveu dar algumas dicas para lidar com a temporada dos preços baixos: 


 1. Encare esse momento como uma caçada e saia procurando aquelas peças que você paquerou em tempos de lançamento, mas achou caras demais pra comprar. Se encontrar um ou dois grandes achados, já está no lucro. 

 2. O preço não pode ser o principal motivo para se comprar uma roupa. Liquidações são boas oportunidades, mas não podem ser o motivo principal para a compra. Se você precisa economizar ou se não precisa comprar nada, por que vai entrar na loja?

 3. Nunca, nunca faça dívidas só porque o preço baixou.

 4. Foco na escolha: saia de casa sabendo exatamente o que você precisa comprar, se não você acaba saindo para comprar um ventilador e voltando com uma cafeteira.

  5.Para as viciadas em peças de roupa, a dica é aprender a conhecer seu estilo para evitar comprar peças que, muitas vezes, são doadas sem sequer terem sido usadas.  








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados