Pesquisar no Blog

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Como preparar o corpo para a folia de Carnaval



Anote alguns cuidados essenciais para aproveitar a festa até o fim


Uma das datas mais aguardadas pelos brasileiros está chegando: o carnaval. Nesta época do ano é comum as pessoas saírem para dançar, acompanhar trio elétrico ou blocos de rua e desfilar na avenida. Mas, antes de cair no samba, é preciso tomar alguns cuidados com a saúde para aguentar os dias de folia, como preparo físico e boa alimentação.

Jessica Amorim, Nutricionista da UNG Universidade, aconselha a ingestão de água mineral sem gás durante todo o dia e principalmente durante as atividades mais intensas, essencialmente se consumir bebida alcoólica. “O álcool inibe a produção do hormônio antidiurético, com isso o corpo perde mais água através da urina, que se não for reposta de maneira adequada poderá gerar uma desidratação”, explica. 

Outra dica importante é comer de 3 em 3 horas para manter o pique e diminuir o consumo de alimentos gordurosos e com muitos aditivos como fast food, para evitar uma intoxicação alimentar.

Para quem não tem o hábito de praticar exercícios físicos regularmente, o Professor Milton Gonçalves de Oliveira, coordenador do curso de Educação Física da UNG Universidade explica que até mesmo as rainhas de baterias não se prepararam de um dia para o outro para os desfiles, isso significa que não é de uma hora para outra que se ganha condição física para ir atrás de um trio elétrico ou acompanhar um desfile de escola de samba. 

“Um bom alongamento é algo que pode ajudar a preparar melhor o corpo para horas de folia, pois o músculo alongado é menos propício a uma lesão, ele gasta menos energia para a contração muscular, com isso ele terá sobrevida,” destaca.


Alguns alongamentos sugeridos:

Em pé, segure um dos pés, alongando a parte anterior da coxa. Espere 15 segundos e troque de lado;

Em pé, pernas estendidas, leve o tronco à frente, como se fosse encostar as mãos no chão, alongando a parte posterior das coxas, pernas e coluna;

Na mesma posição, deixe uma das pernas flexionada à frente e estenda a outra para trás. Troque o lado;

Suba em um degrau, apoie a metade dos pés e force os calcanhares para baixo, alongando a parte posterior das pernas;

Em pé, estenda os braços à frente entrelaçando os dedos e curvando as costas;
Passe os braços para trás do corpo, cruzando os dedos e alongando o peito;

Puxe o pescoço para o lado. Aguarde 15 segundos e troque de lado;

Gire a cabeça para um lado e depois para o outro lado;

Eleve o braço para cima e para a lateral, alongando a lateral do corpo. Segure cada posição por 20 segundos.

Para o Professor Milton usar um calçado confortável e fechado como tênis é o mais recomendado. “Em caso de lesão muscular recomendo gelo já que a baixa temperatura diminui o inchaço, a dor e o sangramento, se houver. Se caso persistir a dor, procurar um médico devidamente especializado e capacitado”, aconselha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados