Pesquisar no Blog

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Conheça a atopia, doença crônica que afeta a pele dos pets



Veterinário da Animal Place fala sobre diagnóstico e formas de tratamento do mal que acomete 30% dos animais que vivem em centros urbanos


É bom ficar alerta se o seu animal de estimação não para de se coçar, pode ser sintoma de atopia ou dermatite atópica, uma doença dermatológica e alérgica, que acomete 30% dos animais que vivem em grandes centros urbanos. O diagnóstico depende de uma triagem inicial e deve ser feito por um veterinário que indicará maneiras de controlar os sintomas, já que não há cura para o problema.

"O sintoma mais comum é uma coceira automutilante, que persiste dia e noite, de intensidade moderada a grave", comenta a veterinária Paula Cordovani, da rede Animal Place. "Os pets coçam, principalmente, na região ao redor dos olhos, orelhas, abdômen, virilha e axila, além de lamber as patas e a pele apresenta vermelhidão, descamação, queda de pelo, escurecimento da pele e pelagem, espessamento e cheiro forte".

A especialista ainda explica que pele do animal fica mais ressecada, pois perde a função de barreira protetora. Desta forma, a atopia oferece condições ideais para proliferação de bactérias e fungos que podem piorar o quadro inflamatório, daí a importância do diagnóstico. "O tratamento é vitalício e consiste em manter as regiões afetadas limpas e hidratadas. No consultório receitamos xampus e sprays específicos para cada caso e também medicamentos para aliviar a coceira", explica. "Exige muita dedicação do dono, já que a resposta para o tratamento varia para cada animal", completa.



Animal Place




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados