Usar o
poder da história, antecipar-se aos problemas, exceder as expectativas, cuidar obsessivamente
dos detalhes e celebrar cada sucesso. São elas, as mulheres, as mestras em
todas essas habilidades que fazem com que elas sejam mães cuidadosas, ótimas
companheiras e profissionais extraordinárias. Com mãos delicadas e firmes,
conseguem elevar os negócios a um patamar superior de excelência, o que faz os
clientes e chefes visionários transformarem-se em fãs.
Elas
possuem várias faces. Não, isso não é algo ruim! Devido a esta flexibilidade,
conseguem identificar com mais exatidão o que precisa ser aprimorado, trocado
ou aquilo que precisa ser feito... e para ontem! Conseguem cobrar sem ser
agressivas e orientar com solidez e afeto.
Devido
a esta sensibilidade, identificam qual o momento certo para dar um puxão de
orelha ou se, na verdade, o colaborador precisa ser simplesmente acolhido. Sabe
aquela conversa no final do expediente, que todo mundo um dia precisa? Então,
elas são ótimas para isto! Adoram ouvir e ajudar. E muitas delas, também adoram
falar!
Este é
o perfil que toda empresa necessita para ocupar um cargo estratégico, de
liderança. Mulheres são organizadas, normalmente não procrastinam tarefas,
ótimas para resolver tumultos e acalmar os ânimos exaltados. E são exatamente
instituições com colaboradores extraordinários que encantam e marcam
definitivamente sua presença no mercado. Um bom exemplo disto é o que ocorre na
Natura hoje. A marca pretende atingir o índice de mulheres em cargos de
liderança em 50% até 2020. Para isso, tem também trabalhado para estabelecer um
ambiente adequado e que apoie, em especial, as colaboradoras parturientes,
disponibilizando um berçário para as crianças de até três anos de idade.
Mas nem
sempre as empresas valorizam suas funcionárias como deveriam. Raramente os
gestores reconhecem a dedicação e o comprometimento, o que pode fazer uma
grande diferença em seu posicionamento frente ao seu público-alvo. Quer uma
prova? Somente 23% dos cargos de liderança no Brasil, são ocupados pelo
sexo feminino, sendo que 14% são CEOS. Esses dados segundo dados divulgados no
International Business Report 2013 (IBR).
Mesmo
com o eterno desafio de equilibrar casa, família e trabalho, essas guerreiras
vêm, aos poucos, conquistando seu espaço. É preciso encaixar todas essas
qualidades na cultura da empresa. Desde a presidência, até o faxineiro, a
sensibilidade, equilíbrio e razão para lidar com os mais variados tipos de
problemas, principalmente em tempos tão desafiadores necessitam estar sempre
presentes. Gestores e empresários devem ouvir as mulheres e dar mais atenção, afinal,
grande parte das ações que elas se propõem a fazer, fazem perfeitamente bem.
A
Unilever e a Dow Chemical também buscam esse equilíbrio. Seus gestores e
departamentos de RH notaram que a equidade é fundamental para o sucesso das
estratégias que envolvem crescimento. Além de ser a coisa certa a se fazer,
ajuda a equilibrar as contas, afinal, as mulheres também saem na frente quando
o assunto é administração de finanças.
Mas
enquanto há empresas com esta mentalidade, há aquelas de que demitem funcionárias
grávidas ou quando voltam da licença-maternidade. Uma
empresa de sucos foi condenada ao pagamento de R$ 500 mil por danos morais
coletivos por discriminar mulheres grávidas.
Mesmo, muitas vezes, injustiçadas, enxugam as lágrimas e viram
o jogo! Hoje, de acordo com uma pesquisa do SEBRAE, já são mais de 7,2 milhões
de mulheres que empreendem no Brasil, geram empregos e movimentam a
economia.
E quem ganha com tudo isso? Todos nós, brasileiros!
Alexandre Slivnik - autor do best-seller O Poder da Atitude
e O poder de Ser Você. É sócio-diretor do Instituto de Desenvolvimento
Profissional (IDEPRO), diretor-executivo da Associação Brasileira de
Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de
Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). Palestrante e profissional com 17 anos de
experiência na área de RH e treinamento, é formado em educação física pela
Universidade Mackenzie, com ênfase em qualidade de vida empresarial. É
atualmente um dos maiores especialistas em excelência Disney no Brasil, tendo
visitado e estudado profundamente os parques e feito os treinamentos do Disney
Institute sobre os temas excelência em liderança, inovação e criatividade,
qualidade em serviços e excelência em negócios. Leva periodicamente vários
grupos de executivos brasileiros para treinamentos in loco nos bastidores do
complexo Disney, em Orlando, nos Estados Unidos, para estudar e ensinar como as
empresas podem incorporar a mesma excelência e felicidade, o que é também tema
de suas palestras, cursos, treinamentos e seminários. Contatos com o autor: www.slivnik.com.br ou alexandre@slivnik.com.br ou 11
5539-4665.
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