Envolvimento
dos pais no uso da internet por crianças e adolescentes potencializa construção
de conhecimento, contribui para garantir segurança e melhora o convívio
familiar
De acordo com pesquisa do Centro
Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação
(Cetic.br), realizada entre 2014 e 2015, 81% das crianças e adolescentes entre
9 e 17 anos usam a internet praticamente todos os dias. Os dados revelam o
desafio dos pais na educação dos filhos multiconectados. Para ajudá-los a
enfrentar essa nova realidade, a Telefônica Vivo mantém o portal Dialogando
(dialogando.com.br), que
orienta sobre o mundo digital, tanto explorando as oportunidades de ampliar o
conhecimento dos jovens como os meios de evitar riscos e ter uma presença
on-line segura e produtiva.
O site, que conta com a parceria
da ONG SaferNet, oferece orientações para o uso seguro e
construtivo da internet e dicas de especialistas renomados, como a educadora
Cris Poli. Ela orienta os pais a limitar o tempo de uso da internet por idade e
diversificar as atividades de lazer com as crianças e adolescentes. “É
importante criar com as crianças momentos de interação. Se isso é estabelecido
desde a primeira infância, fica mais fácil saber o que está acontecendo com
eles no futuro”, revela a educadora.
Líder em internet móvel pós-pago
com 42% do mercado e em ultra banda larga com 53%, a Telefônica Vivo acredita
no poder da informação para melhorar o convívio familiar e alerta os pais a
redobrar a atenção em seus filhos quando estão conectados. “Os pais devem
participar ativamente do processo e procurar saber quais são os conteúdos
acessados pelas crianças, demonstrar interesse e interagir com elas”, afirma a
diretora de Gestão Responsável e Sustentável da empresa, Heloísa Genish
idealizadora do portal.
A coordenadora da área
psicossocial da SaferNet, Juliana Cunha, também defende o papel dos pais como
referência para toda e qualquer dúvida das crianças. “Não podemos confundir
capacidade técnica com maturidade e discernimento. As crianças aprendem
sozinhas sobre a tecnologia, mas agir com ética, responsabilidade, segurança e
cidadania depende da orientação dos pais e do apoio dos educadores”,
afirma. Sobre o tempo de uso, a indicação é que quanto menor for a
criança, menor deve ser o tempo dedicado ao uso de dispositivos eletrônicos.
Principais dicas para criar uma cultura de uso
produtivo e seguro da internet pelas crianças
- Diversificar as atividades de lazer para não se exagerar no
tempo conectado na internet.
- Demonstrar interesse genuíno pela atividade do filho.
- Quanto menor for a criança, menor deve ser o tempo de uso.
- Fazer um acordo estipulando limites e horários, negociar possíveis punições se o acordo não for cumprido.
- Fazer um acordo estipulando limites e horários, negociar possíveis punições se o acordo não for cumprido.
- Dar o exemplo também cumprindo o que foi combinado com as
crianças.
- Supervisionar o uso conforme o acordado.
- Se perceber que a criança não consegue saber a hora de
parar ou controlar o tempo, é o momento de lembrar o acordo e as consequências
de não cumprir o combinado.
- Estimular brincadeiras e atividades sem o uso da internet
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