Pesquisar no Blog

sexta-feira, 24 de julho de 2015

São Paulo inicia as ações da Semana Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas





A mobilização faz referência ao Dia Mundial de Enfrentamento
estabelecido pela ONU. Cerca de 35,8 milhões de pessoas se encontram em situação de Tráfico no mundo.

No mês de Julho, organizações que atuam no enfrentamento ao tráfico de pessoas em todo o mundo mobilizam-se para a Semana Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
Em São Paulo, no dia 27 de Julho, às 17h, em frente ao Theatro Municipal na Praça Ramos de Azevedo, República, a ONG 27 Million, com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Prefeitura, dará início à Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas na cidade.
A semana faz menção a 30 de Julho, Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico Humano. A data, estabelecida pelas Nações Unidas, é significativa na luta contra esse fenômeno e para a prevenção da sociedade.
Na ocasião, será aberta a GIFTBox, uma grande caixa de presente que mostra como os traficantes enganam as suas vítimas com falsas promessas, simulando então o processo de aliciamento. A parte externa da caixa mostra uma embalagem de presente que traz frases com diversas oportunidades, como: “viaje pelo mundo e ganhe bom dinheiro”, “dê à sua família um futuro melhor” – isso ajuda a instigar a curiosidade do público.
Dentro da caixa, as pessoas descobrem que na realidade não se trata de uma proposta de trabalho e se deparam com uma série de relatos de vítimas que foram traficadas e escravizadas. A caixa estará aberta para visita a partir do dia 27 que, excepcionalmente, funcionará das 17h às 19h. Nos dias 28 a 31 de julho, o horário é das 9h às 17h.
Durante a semana, alguns monumentos da cidade receberão iluminação azul, inclusive o Theatro Municipal, em referência à campanha Coração Azul da ONU que lida com o tema mundialmente.
O “Movimento GIFTBox” foi criado no Reino Unido pela Organização Stop The Traffik, em cooperação com a Iniciativa Global das Nações Unidas contra o Tráfico Humano (United Nations Global Iniciative to Fight Trafficking – UN.GIFT), através de uma campanha realizada durante as Olimpíadas de Londres em 2012, para fortalecer o movimento mundial de enfrentamento.
A 27 Million coordena o projeto no Brasil, uma vez que é representante da Stop The Traffik no país. A GIFTBox foi instalada no Rio de Janeiro durante a Copa, em parceria com o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico da cidade. Hoje, há uma caixa em São Paulo e outra em fase de construção em Goiânia, em parceria com o MPT do Estado de Goiás e o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico do Estado.
Atualmente, segundo o relatório Global Slavery Index 2014, produzido pela Walk Free Foundantion, estima-se que cerca de 35,8 milhões de pessoas se encontram em situação de Tráfico no mundo. Para a UNICEF, cerca de 1,2 milhões de crianças são traficadas anualmente. Em 2009, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) contatou que aproximadamente 79% das vítimas são exploradas sexualmente, e que 80% das vítimas são mulheres e crianças. As Nações Unidas estimam o valor total do mercado ilícito do tráfico de pessoas em US$ 32 bilhões.

Abertura da GIFTBox. Início da Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em SP.
27 de julho de 2015
17h
Praça Ramos de Azevedo, s/n - República | Theatro Municipal de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados