Pesquisar no Blog

terça-feira, 14 de julho de 2015

7 DICAS PARA ALIVIAR A SUA BOCA SECA




Problema é comum no tempo frio e pode até danificar a saúde bucal

A oscilação da temperatura ocorre com freqüência no outono e as variações da umidade do ar podem gerar a xerostomia, conhecida como boca seca.
O hábito de fumar e de ingerir bebidas alcoólicas, além do uso de determinados medicamentos, como antidepressivos e anti-hipertensivos, também contribuem para a redução da salivação, deixando sua boca cada vez mais seca.
Além disso, boca seca não tratada, pode danificar a saúde bucal e causar mau hálito. “Ao longo do tempo, você pode experimentar alterações no paladar, dificuldade em engolir, e em alguns casos, alterações de fala", diz o cirurgião buco maxilo facial Dr. Alessandro Silva, recomendando a procura de um dentista no caso de boca seca, pois o problema pode ir além de uma desidratação, podendo ser um problema sistêmico ou de glândula salivar.
Você também pode perceber rachaduras e cortes em seus lábios nos cantos de sua boca, ou você poderia experimentar uma sensação de queimação na língua.
“O alerta maior vai para os idosos, que naturalmente já possuem uma diminuição da secreção da saliva, podendo aparecer fungos na boca (famosos sapinhos), predisposição para cáries e problema de gengivas. O ideal é indicar medicações que estimulam a salivação, que são extremamente importantes por causa dos anticorpos”, alerta o especialista.
A seguir, o especialista dá dicas para aliviar a boca seca:
- Beba água: O ideal é beber água durante todo o dia, pelo menos de 8 a 12 copos.
- Não fumar: Além dos estragos com a saúde de forma geral, o cigarro é um dos maiores responsáveis por piorar a boca seca.
- Escovar os dentes: Não só pelo problema da boca seca, mas o ideal é escovar os dentes após todas as refeições. A dica é suavizar a sua escova de dentes em um copo de água morna, por isso é mais suave em suas gengivas.
- Chicletes: Masclar chicletes sem açúcar pode funcionar para algumas pessoas.
- Umedeça a sua comida: Umedeça todos os alimentos secos com caldo de carne, molhos, leite ou manteiga derretida. Desde suas glândulas salivares não estão a produzir saliva suficiente, isso vai torná-lo mais fácil de mastigar e engolir.
- Bebidas proibidas: Álcool, cafeína e sucos ácidos devem ficar longe de quem tem problemas com a boca seca.
- Umidificador: Use um umidificador à noite, especialmente no inverno, para ajudar a umedecer o ar ambiente enquanto você dorme.

Dr. Alessandro Silva - diretor da Interclin. Mestre e Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pela UNICAMP e tem Doutorado em Cirurgia e Traumatologia BMF pela USP. O especialista é também Pós-Graduado em Cirurgia Ortognática em um dos maiores centros de deformidades dentofaciais dos Estados Unidos e do mundo (University of Pacifico – Kaiser Permanente Hospital, San Francisco, CA, USA). Atualmente, é diretor da Interclin, clínica especializada em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais e responsável pelo Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Santa Catarina, em SP e do Hospital Beneficência Portuguesa de Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados