Pesquisar no Blog

segunda-feira, 20 de julho de 2015

No inverno, aumenta a incidência da quebra de dentes




Consumo de alimentos duros são responsáveis pelos traumas, mais recorrentes em dentes posteriores
Com a chegada do inverno e as comemorações de Festas Juninas aumenta o número de pacientes que buscam consultórios odontológicos devido à quebra de dentes. De acordo com o diretor clínico da Ortodontic Center, Edmilson Pelarigo, um dos motivos mais apontados é o aumento no consumo de alimentos, principalmente os duros, como pé de moleque, pipoca, pinhão, coco, amendoim, nozes, castanhas e milho verde na espiga. 
Ao ingerir este tipo de alimento, o dente pode quebrar-se por inteiro, de forma parcial ou até mesmo sofrer inflamações. “Na maioria dos casos, os dentes posteriores, responsáveis pela mastigação, são os mais acometidos. Pacientes que possuem obturação ou canais devem ter cuidado redobrado, pois a estrutura pode ficar mais fraca. A dica é quebrar o alimento em pedaços menores, em vez de mordê-los com os dentes da frente, e mastigar com calma, para que o atrito não quebre partes ou a coroa do dente”, revela Edmilson Pelarigo. 
Vale a pena ressaltar que caso isso ocorra, o paciente deve procurar um consultório odontológico imediatamente, já que quanto antes o tratamento for realizado, aumentam as chances de recuperação do dente. “Caso o dente quebre por inteiro, recomendamos guarda-lo e lavar com água corrente e filtrada. Em hipótese nenhuma devemos lava-lo com sabão, pois caso isso ocorra, haveria a perda de uma camada de células vitais que compõem a estrutura do dente”, explica o diretor clínico da Ortodontic Center. 
Após a recuperação do trauma, o paciente precisa realizar visitas periódicas ao consultório odontológico, para que o dentista possa acompanhar a evolução do caso, prevenindo assim algumas lesões, alterações na cor do dente ou até mesmo possíveis infiltrações. 
Em determinadas situações, alguns dentes quebrados não possuem recuperação, mas há outros procedimentos estéticos para que o paciente não fique com um espaço sobrando na arcada dentária. “Temos opções simples, como o preenchimento com resina, caso a pessoa não encontre a parte quebrada do dente. Podemos realizar também procedimentos como implantes, facetas laminadas ou lentes de contato dentais, que proporcionam um resultado bem natural”, conclui. 

Ortodontic Center - www.ortodonticcenter.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados