Pesquisar no Blog

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Saiba como cuidar corretamente dos óculos de grau




Especialista do Hospital CEMA dá dicas de como fazer a manutenção do acessório


Os registros sobre esse acessório datam de 500 A.C. Foram os chineses os pioneiros na invenção daquele objeto que é até hoje essencial na vida de algumas pessoas. Os óculos de grau foram utilizados por muito tempo como símbolo de nobreza, inteligência e diferenciação social. No entanto, atualmente, esse acessório  é o salva-vidas de milhares de pessoas que, sem ele, não conseguem, por exemplo, ler este texto. Estima-se que 2,5 milhões de pessoas sofram com problemas de visão no Brasil, segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Dada a importância dos óculos, vale a pena cuidar com zelo deles. O oftalmologista do Hospital CEMA, Omar Assae, enumera os principais cuidados a serem adotados para conservar os óculos por mais tempo.


LIMPEZA
Não tem muito segredo. Pingue um pouco de detergente neutro e lave com água corrente. Para secar use uma flanela de microfibra (aquela que vem na caixinha dos óculos). A rotina deve ser seguida sempre que necessário.


MANUSEIO
O oftalmologista explica que aquele hábito de ficar girando os óculos pelas hastes deve ser evitado, pois elas são relativamente frágeis e podem ser desalinhadas.


HASTES
Evite ficar “girando” os óculos pelas hastes, pois estas são relativamente frágeis. Também é importante, sempre que possível, manusear os óculos com as duas mãos, pois assim a força aplicada na armação é igualmente distribuída e não sobrecarrega apenas um lado. Se os óculos entortarem, nada de tentar endireitar por conta própria. O ideal é levar a ótica de confiança.

HÁBITOS
Mesmo não se aguentando de cansaço, não durma de óculos. “Além do risco de se machucar, existe a possibilidade de desalinhar a armação, o que para um paciente portador de astigmatismo, por exemplo, pode significar desconforto visual, já que haverá alteração no eixo dos óculos”, afirma o médico.

Outro conselho do especialista é não guardar os óculos no bolso da calça. O local é apertado e pode entortar a armação. Sempre que possível, use a caixinha que o acompanha.

Evite também deixar terceiros usarem os óculos. “Existe um fator que é importantíssimo na confecção dos mesmos, que é a distância naso-pupilar, ou seja, a distância da pupila do paciente até o nariz, que é algo individual. Por isso não devemos usar os óculos de outra pessoa”.

PRAZO DE VALIDADE      
E quanto à validade, há um prazo para fazer a troca? “Validade não, mas o oftalmologista deve ser consultado regularmente de modo a verificar o grau de refração”, finaliza Assae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados