Pesquisar no Blog

terça-feira, 21 de julho de 2015

A IMPORTÂNCIA DA MAMOGRAFIA





A realização do exame é essencial para o controle e prevenção do câncer de mama

Já é senso comum que a mamografia é o método mais eficiente para detectar precocemente o câncer de mama.  “O procedimento é recomendado, anualmente, a partir dos 40 anos, para mulheres sem histórico familiar de câncer de mama. Para mulheres que já tenham algum caso na família, indicamos fazer o exame ainda mais cedo. Por meio da análise dos seus resultados, podemos identificar lesões benígnas e até mesmo o câncer de mama”, destaca o médico oncologista da Oncomed BH, Dr. Leandro Ramos.
Segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama já é o segundo tipo mais frequente do mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos novos casos a cada ano. Os dados apontam ainda a elevação das taxas de mortalidade em consequência da doença, muito provavelmente pelo diagnóstico tardio. Em 2014, de acordo com as estatísticas, surgiram mais de 57 mil novos casos da doença.
Lílian Silva Martins, decoradora, mineira de 42 anos, descobriu o câncer de mama aos 41, após realizar a mamografia. Seu tratamento está em fase final. Ela ressalta a importância de um exame de qualidade para a detecção da doença. “Eu havia realizado uma primeira mamografia que resultou em microcalcificações. Fui encaminhada para um mastologista, que após me solicitar um novo exame, pediu para eu retornar depois de seis meses. Ao perceber uma deformação na minha mama, procurei uma segunda opinião de outro especialista e realizei uma terceira mamografia, a qual constatou o câncer de mama. Se eu tivesse esperado os seis meses, conforme um dos médicos solicitou, a doença estaria bastante avançada, conta Lilian.
A decoradora frisa que a realização da mamografia é indispensável e que possivelmente existem mulheres com câncer de mama que não tem conhecimento da doença. “Em aproximadamente 11 meses eu realizei três mamografias, sendo que o meu segundo exame foi mal feito e mal interpretado. Se eu não tivesse insistido, a doença teria evoluído, dificultando o tratamento e uma possível cura. Acredito que muitas mulheres possam estar doentes sem nem sequer saberem, sendo vítimas, como eu, de exames e acompanhamentos ineficientes”, reforça.
O especialista da Oncomed BH explica que se diagnosticado e tratado precocemente, as chances de cura de um câncer de mama ficam ainda maiores. “A prevenção e a identificação precoce são fundamentais para a redução das taxas de mortalidade desse tipo de neoplasia. Uma vez identificado o caso, o tratamento adequado e ágil e minimiza os impactos da doença”, ressalta Dr. Leandro.
O autoexame realizado pela própria mulher também é importante, porém, não substitui o exame feito por um profissional. Manter uma alimentação saudável, não fumar, praticar exercícios, amamentar, controlar o peso corporal e não ingerir bebidas alcoólicas também pode prevenir o câncer de mama.

Oncomed - Centro de Prevenção e Tratamento de Doenças Neoplásicas
Rua Bernardo Guimarães, 3106 – Barro Preto - Belo Horizonte – MG.
www.oncomedbh.com.br  - Telefone: 31 3299 1300

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados