Pesquisar no Blog

sexta-feira, 17 de julho de 2015

A GSK e a ONG Save the Children lançam o apelo de 2015 para que as iniciativas de inovação em saúde reduzam a mortalidade infantil






-      Um prémio de um milhão de dólares é parte da parceria entre a GSK e a ONG Save the Children, que tem como objetivo ajudar a salvar vidas de um milhão das crianças pobres no mundo.

-       O Prêmio de Inovação em Cuidados com a Saúde é destinado às iniciativas mais inovadoras na redução da mortalidade infantil em países em desenvolvimento.

dottedline_orange-small

A GSK e a Save the Children anunciaram hoje o lançamento do seu terceiro Prémio de Inovação em Cuidados com a Saúde (prémio anual no valor de um milhão e dólares), criado para identificar e recompensar inovações em saúde que tenham reduzido com sucesso a mortalidade infantil nos países em desenvolvimento.

De 16 de julho a 07 de setembro de 2015, as organizações sediadas em países em desenvolvimento podem inscrever casos de iniciativas inovadoras em cuidados com a saúde de que tenham participado. Essas ações devem ter resultados comprovados na taxa de sobrevivência de crianças com menos de cinco anos, ser sustentáveis e ter potencial para reprodução e implementação em uma escala maior. 

Ainda existem milhões de pessoas sem acesso a cuidados básicos com a saúde e, em sendo assim, neste ano será concedido um enfoque especial às inovações que tenham contribuído para aumentar o acesso à saúde de gestantes, mães e crianças com menos de cinco anos.

O fortalecimento dos sistemas de saúde dos países em desenvolvimento é um elemento fundamental da parceria entre a GSK e a ONG Save the Children, que luta para assegurar uma cobertura de saúde universal, acessível a todos. A epidemia de Ebola, no ano passado, foi um exemplo da necessidade de desenvolver novas soluções e abordagens para enfrentar os desafios sistêmicos que enfraquecem os sistemas de saúde.

“Sistemas de saúde robustos são a espinha dorsal das comunidades prósperas, mas muitos países ainda não têm profissionais de saúde capacitados e nem instalações apropriadas para gerir os desafios de saúde cotidianos e, menos ainda, crises como o catastrófico surto de Ébola. Por isso, por meio do prêmio de 2015, esperamos identificar e apoiar as inovações que estejam ajudando a fortalecer os sistemas de saúde para que as mães e crianças tenham acesso aos cuidados que necessitam, quando necessitam”, afirmou Ramil Burden, Vice-Presidente da GSK para a África e Países em Desenvolvimento.

"Os sistemas de saúde carentes acarretam na morte de milhões de crianças por doenças evitáveis. A crise do Ebola mostrou como a incapacidade de solucionar um problema pode ocasionar em uma crise de saúde pública global. As intervenções individuais, como reformas de hospitais, disponibilização de vacinas e medicamentos, formação e seleção de profissionais de saúde, devem ser encaradas como ações de um todo, incluindo a forma como são financiadas e governadas. Desta forma, conseguiremos salvar milhões de vidas nos países em desenvolvimento. Precisamos de ideias ambiciosas para solucionar esses problemas” disse Mavis Owusu-Gyamfi, Diretora da Save teh Children para Políticas e Qualidade de Programas.

Um painel de jurados, presidido por Andrew Witty, CEO da GSK, e Justin Forsyth, CEO da Save the Children e constituído por especialistas nas áreas de saúde pública, ciência e acadêmicos, atribuirá a totalidade, ou parte, dos fundos a uma ou mais das melhores inovações cm cuidados com a saúde.

É possível consultar informações mais detalhadas sobre o processo e critérios de avaliação online em http://myg.sk/Save-HealthcareInnovationAward. As inscrições se encerram às 23h59 (GMT) do dia 07 de setembro. O anúncio dos vencedores está previsto para novembro.


Sobre o Prémio de Inovação em Cuidados de Saúde:

O Prêmio de Inovação em Cuidados de Saúde foi anunciado após o lançamento da parceria entre a GSK e a Save the Children em maio de 2013, tendo como objetivo salvar a vida de um milhão de crianças nas comunidades vulneráveis do mundo. Um dos aspectos de maior destaque desta parceira é o foco no trabalho conjunto para maximizar as iniciativas de inovação visando combater a mortalidade de crianças com menos de cinco anos. Por exemplo, a organização Save the Children está auxiliando a GSK na pesquisa e desenvolvimento de medicamentos próprios para crianças e, por isso, pertence à Comissão de Pesquisa e Desenvolvimento para acelerar o progresso de iniciativas inovadoras que permitam salvar a vida de crianças com menos de cinco anos e identificar formas de garantir o acesso mais amplo possível nos países em desenvolvimento.

No ano passado, o primeiro prémio foi atribuído conjuntamente à Universidade de KwaZulu-Natal (UKZN), na África do Sul, e à Colalife, na Zâmbia. A UKZN desenvolveu um projeto para promover o aleitamento materno com o objetivo de salvar vidas de bebés prematuros, incluindo um aplicativo para celulares que ajuda na pasteurização e armazenamento seguro do leite materno doado. O projeto da Colalife adaptou as cadeias de abastecimento utilizadas na entrega de refrigerantes e outros bens de consumo em áreas remotas para entregar um kit de tratamento de diarreia especialmente adaptado para crianças. Ambas as organizações receberam 350.000 dólares para continuarem o seu trabalho.

Mais de seis milhões de crianças morrem todos os anos no mundo antes de completarem cinco anos de vida. Geralmente essas crianças residem em comunidades remotas e marginalizadas. O Prémio de Inovação em Cuidados com a Saúde da GSK e da ONG Save the Children visa descobrir e incentivar exemplos inovadores de cuidados com a saúde que impactem o maior número possível de crianças vulneráveis.

Os nomeados devem:
1)    Ser originários de um país classificado como de rendimento "baixo", "médio baixo" ou "médio alto", pelo Banco Mundial (http://data.worldbank.org/country) e que não pertença à União Europeia (http://europa.eu/about-eu/countries/index_en.htm). Os países classificados como de "alto rendimento" pelo Banco Mundial, ou pertencentes à União Europeia não são elegíveis.
2)    Pertencer a uma organização sediada em um país elegível e apresentar uma iniciativa inovadora utilizada para o benefício dos habitantes de um país elegível.
Sobre a GSK – Uma empresa de serviços de saúde e farmacêutica líder mundial em pesquisa – está empenhada em melhorar a qualidade da vida humana ao permitir que as pessoas façam mais, se sintam melhor e vivam durante mais tempo. Para obter mais informações, visite www.gsk.com.br.

Sobre a organização Save the Children - A Save the Children desenvolve atividades em mais de 120 países. Salvamos a vida de crianças. Lutamos pelos direitos das crianças. Ajudamos a aproveitar o seu potencial. www.savethechildren.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados