Pesquisar no Blog

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Frio ou dor? Os dois! Cães idosos exigem mais cuidados durante o inverno




Nessa época do ano, cães idosos tendem a sofrer mais com as madrugadas frias. A perda de massa muscular e de camada de gordura, natural do envelhecimento, faz com que sintam mais frio, e em animais com problemas articulares a dor tende a aumentar.
Sendo assim, cães acima de sete anos de idade, de todas as raças, devem ser observados de perto durante o período mais frio do ano. Uma casinha e uma caminha que proteja os cães de quintal do vento e da chuva e uma caminha e cobertor para aqueles que vivem dentro de casa e/ou apartamento devem estar sempre disponíveis.
Dores articulares
É natural que durante o inverno os cães durmam mais, mas muitas vezes essa aparente “preguiça” pode ser sinal de dor articular, pois o fato de ficar muito tempo dormindo encolhido pode aumentar muito as dores musculares e articulares. Nesse caso o cão deixa de fazer atividades normais não por preguiça, mas porque sentem dor.
Dores na coluna, no joelho, na região coxal e no cotovelo podem ser muito comuns e, em alguns casos, comprometem a qualidade de vida dos cães. Quanto mais velhinho for, maior a possibilidade de dor e desconforto. Em casos mais graves, o cão pode até ser impossibilitado de andar, subir degraus, fazer suas necessidades levantando a pata ou de se abaixar com as patas de trás.
Por isso é importante prestar muita atenção no cão velhinho e desconfiar se ele ficar muito tempo dormindo e encolhido na caminha. Ao colocá-lo para andar, verificar se ele apresenta alguma dificuldade, arrastando os pés ou se está mancando, sinais que podem significar que ele está sentindo dor. Nesse caso, é necessário entrar em contato com o médico veterinário, pois com um exame clínico é possível definir a causa e, então, medicá-lo.

Cada raça é um caso
Pastor Alemão, Dogue Alemão e outros de raças de médio e grande portes, que geralmente vivem em quintais, sofrem muito nessa época do ano. Lembrando que eles envelhecem mais rápido e que alguns com cinco anos de idade já têm artrose e, possivelmente, dor.
Cães pequenos, como Poodle, Maltês, Yorkshire entre outros, normalmente têm dores articulares depois dos dez anos de idade, mas todos devem ser observados de perto. Já o Pinscher, Whippet, Dachshund, Fox Paulistinha e outros de pelo curto, geralmente sentem mais frio e gostam de roupinhas.
É importante deixar sempre uma opção de um lugar quentinho para o cão dormir. Para aqueles que sentem mais frio, uma roupinha quentinha pode ajudá-los a dormir melhor e acordar mais dispostos no dia seguinte.
Nos finais de semana de sol, aproveitar os dias de céu azul para atividades ao ar livre, não se esquecendo dos preventivos para pulgas carrapatos, muito comuns nessa época do ano.

Carla Berl - veterinária e diretora do Hospital Veterinário Pet Care.
Hospital Veterinário Pet Care     
Unidade Ibirapuera: Av. República do Líbano, 270 – São Paulo
Unidade Pacaembu: Av. Pacaembu, 1839 – São Paulo
Unidade Morumbi: Av. Giovanni Gronchi, 3001 – São Paulo
Unidade Tatuapé: Rua Serra do Japi, 965 – São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados