Pesquisar no Blog

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Técnica de mudança da cor dos olhos oferece riscos ao paciente




A CLOE Oftalmologia Especializada, com mais de 25 anos de atuação em seu segmento, alerta: cirurgia para mudança de cor dos olhos oferece riscos aos pacientes. “Os procedimentos cirúrgicos e com laser que são realizados em outros países, ainda não foram aprovados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no Brasil”, destaca a médica oftalmológica da CLOE, Fernanda Couto.
O procedimento com laser está em fase de testes clínicos e ainda não se encontra disponível no mercado por motivos de segurança. A técnica consiste em uma breve intervenção com laser, que não ultrapassa 20 segundos, na camada de pigmento do estroma da íris, rompendo o pigmento que é absorvido pelas células. Apesar da rapidez do laser, a coloração do olho não é alterada no mesmo instante, pois o processo natural do corpo de remoção do pigmento leva algumas semanas para a eliminação. Esse procedimento não é isento de complicações, o pigmento da íris pode entupir canais de drenagem do olho, e possivelmente aumentar a pressão intraocular e levar ao glaucoma.
A cirurgia com implante de uma lente intra-ocular colorida que fica entre a córnea e a íris, inicialmente foi utilizada para aplicação de lentes castanhas em pacientes albinos, já que estes apresentavam queixas, especialmente fotofobia (sensibilidade à luz) impedindo uma vida normal. “Porém, em alguns países e entre alguns grupos brasileiros, essa técnica foi extrapolada para pacientes que querem por estética alterar a cor dos olhos para verde ou azul”, alerta Fernanda. As principais complicações dessa técnica é o aparecimento de glaucoma, catarata, inflamação ocular e descompensação corneana que pode levar a uma baixa de acuidade visual importante.

Segundo a médica, todas essas complicações necessitam retirar essa lente implantada e o glaucoma pode levar a cegueira definitiva, a catarata precisa de uma cirurgia para a sua correção e a descompensação corneana pode necessitar de um transplante de córnea.
 Não há estudos sobre os efeitos do laser e do implante da lente iriana a longo prazo para determinar a segurança desses procedimentos. “Devemos salientar e discutir até que ponto iremos prejudicar a nossa saúde ocular em prol da estética. Para quem não nasceu com os olhos claros, hoje em dia, tem a opção de utilizar lentes de contatos cosméticas que podem ser de qualquer cor e tamanho, com ou sem o valor grau (óculos) para realizar esse desejo”, sugere.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados