Postar boas fotos e produzir
conteúdo de acordo com a linguagem de cada canal são algumas das dicas dadas
pela Sodexo Benefícios e Incentivos
As redes sociais são
verdadeiras vitrines que ajudam a impulsionar os mais diversos tipos de
negócios. Mas para ter sucesso, não basta apenas estar presente nas principais
plataformas. Assim como na divulgação convencional em loja física, são adotadas
estratégias que levam ao resultado esperado, no ambiente online também existem
técnicas que, se colocadas em prática, podem ajudar a alavancar as vendas.
Pensando nisso, a Sodexo Insights, plataforma de pesquisas, estudos e análises
relevantes no mercado e para o mercado, preparou algumas dicas que vão orientar
bares e restaurantes a como melhorar a performance de seus negócios e obter
melhores resultados em seu faturamento.
“Hoje, as pessoas escolhem o
menu preferido antes de chegar ao restaurante. E isso é feito graças as redes
sociais. Por essa razão, dentro desse ambiente virtural, os estabelecimentos
que apresentam, por exemplo, as fotos mais bonitas da montagem de um prato e
oferecem um atendimento online personalizado, respondendo aos questionamentos,
têm mais chances de atrair o cliente. Além disso, é importante investir em
conteúdos com linguagem e formato que atenda ao perfil de cada tipo de
plataforma“, orienta Antonio Alberto Aguiar, o Tombé, Diretor Executivo de
Estabelecimentos da Sodexo.
Confira a seguir as
dicas:
- Tenha atenção ao conteúdo das mensagens
Uma rede social é um ambiente
virtual feito por pessoas. E é exatamente por isso que é preciso ter cuidado
com o conteúdo das mensagens que envia. Seus seguidores não querem textos
prontos e automáticos. Eles querem falar com você e com a sua equipe, e desejam
isso da forma mais cordial possível. Portanto, busque meios de humanizar sua
comunicação e criar conexões. Sabe aquela história de falar a língua do
cliente? É isso. Não se esqueça, também, de dar atenção ao que é importante
para o seu público. Leve em conta as questões sociais e até ambientais que o
consumidor moderno considera relevantes.
- Seja autêntico
A verdade convence, não
importa qual seja o ambiente. Por isso, nada melhor para cativar o seu público
do que ser você mesmo ou mostrar o seu time como ele realmente é. E as redes
sociais são um ótimo espaço para criar essa proximidade. Poste stories dos
momentos de descontração da equipe, reposte as marcações dos clientes,
compartilhe receitas e truques que são só seus. As possibilidades são infinitas
e só você vai saber o que sua clientela quer saber. Uma sugestão: as pessoas
são curiosas e gostam de saber aquilo que ninguém mais conhece, então abrir os
segredos interessantes sobre seu restaurante pode ser uma boa estratégia.
- Escolha a rede mais adequada
Saber qual é a rede social
ideal para compartilhar cada tipo de material é fundamental, porque assim você
consegue entregar conteúdo de valor, onde quer que seja, na divulgação do seu
estabelecimento. Para cada rede há uma estratégia diferente, e embora você
possa compartilhar uma iniciativa nas demais, é importante publicá-la de
maneira inteligente.
- O Instagram é ideal para
conteúdos curtos, leves e divertidos, como fotos, stories e afins;
- O YouTube é perfeito se
você quer oferecer um conteúdo em formato de vídeo, mais educativo, como
receitas;
- O Facebook é o melhor
lugar para fechar negócios e colocar todas as informações da empresa, como
horário de funcionamento e até o cardápio.
- Faça postagens com frequência
Sua frequência nas redes
sociais também é importante para a divulgação do restaurante. Não adianta você
ter uma identidade visual legal, um conteúdo bacana, mas só aparecer online uma
vez por semana. Seu público precisa que você esteja sempre "se fazendo
lembrar". Uma forma de fazer isso é compartilhar alguma promoção, repostar
fotos dos seus consumidores ou, até mesmo, dividir o seu cardápio todos os
dias. Depende, também, da sua criatividade! Monte um calendário de posts com
antecedência e mantenha a frequência de suas publicações.
- Use o Google Meu Negócio
É impossível falar de
divulgação de restaurante ou bar sem mencionar o Google Meu Negócio. A
ferramenta é indispensável para quem deseja ser encontrado como uma das primeiras
opções da cidade ou da região, quando alguém procura pelo termo
"restaurante" ou afins. Nele, você pode adicionar uma série de dados
relevantes sobre o seu empreendimento, desde o nome até o horário de
funcionamento, telefone para contato e os horários de pico, para que as pessoas
decidam o melhor momento de ir. Além disso, você pode linkar suas redes e o
site da empresa.
- Tire boas fotos dos pratos
Estar presente nas redes sociais também é algo que vem acompanhado de algumas responsabilidades, e saber tirar boas fotos de comida é uma delas. Por mais que você não seja um fotógrafo profissional, está mais do que na hora de aprender a enquadrar suas fotos para valorizar os pratos que você serve. Então, invista seu tempo observando as imagens dos concorrentes, busque algumas dicas na internet e, se for preciso, use alguns aplicativos para corrigir a luz e chamar a atenção para os seus produtos. Se você não quiser dedicar o seu tempo para isso, faça uma parceria com um profissional da área. Uma divulgação eficiente contribui muito para o alcance dos melhores resultados. Hoje, com o uso dos algoritmos, quanto mais interações uma conta recebe nas redes sociais, maior é o seu alcance para outras pessoas. Então, ser atrativo é uma questão de sobrevivência.
Para acessar o conteúdo na
íntegra, clique
aqui.
Sodexo