Para PMEs a utilização do score está entre as 5 informações mais importantes, principalmente, para otimizar a concessão de crédito, descontos e viabilizar vendas a prazo
Uma pesquisa inédita feita pela
Serasa Experian revelou a importância que os empreendedores veem em utilizar o
score como uma ferramenta que torna a tomada de decisão mais assertiva e
segura. Dentre os entrevistados, 77% das empresas de pequeno porte consultam ou
consultaram o próprio score, bem como de seus clientes e parceiros. Além disso,
55% dos micro empreendimentos e 75% das empresas de médio porte também realizam
ou realizaram essa análise. Confira os dados completos no gráfico abaixo:
Considerando
as empresas de todos os portes, a pesquisa registrou que, em fevereiro de 2021,
apenas 55% dos donos de negócios consultavam o score antes de tomarem decisões
que impactassem a saúde financeira de suas empresas. No entanto, na entrevista
inédita realizada em março deste ano, o percentual foi de 67%. “Em uma
perspectiva de visão de mercado entendemos que esse tipo de análise é
fundamental para mais da metade dos empreendedores entrevistados em ambas as
pesquisas, o que deixa claro a eficácia do método. Ou seja, aqueles que ainda
não se beneficiaram dele podem simplesmente não conhecer a praticidade e os
resultados advindos do score”, explica Genero.
Score
está entre os cinco dados mais importantes para a tomada de decisão das PMEs
Segundo
os entrevistados, algumas informações são mais relevantes do que outras no
momento de tomar uma decisão. Para 16% dos pequenos negócios o score está entre
as cinco informações mais relevantes. 8,6% das microempresas compartilham dessa
afirmação e 8,5% dos empreendimentos de médio porte também. Para Cleber Genero
o impacto do score sobre o sucesso financeiro dos empreendedores é um fato. “Os
empresários que utilizam a análise de score de forma recorrente tendem a fazer
negociações mais precisas e financeiramente seguras, já que, além da auto
consulta, o Score avalia as chances de um cliente ou parceiro se tornarem
inadimplentes em um horizonte de até seis meses. Com esse acompanhamento, é
possível enxergar a credibilidade de outras empresas e proteger a saúde
financeira do seu negócio”.
Outras informações que fazem parte
desse ranking dos dados mais relevantes considerados pelos respondentes são: o
histórico de pagamento, dados cadastrais, de negativação, e informações do
Cadastro Positivo, as quais aparecem no grupo como análises essenciais para o
sucesso financeiro de uma negociação com parceiros e clientes. Veja no gráfico
abaixo os percentuais por porte de empresa:
Micro,
pequenas e médias empresas usam o score para otimizar concessões de crédito
Dentre os diversos benefícios que os
entrevistados apontaram sobre o hábito de consultar regularmente o próprio
score e de seus parceiros de negócios, a concessão de crédito mais precisa é o
principal motivo. Ou seja, antes de tomar a decisão de conceder crédito,
aplicar descontos ou mesmo realizar vendas a prazo, esses empreendedores buscam
segurança e assertividade na análise da pontuação de score. Evitar riscos de
inadimplência, por exemplo, também é uma das razões mais apontadas na pesquisa,
bem como a aquisição de novos clientes e a gestão daqueles já existentes.
Confira no gráfico a seguir as informações na íntegra:
Metodologia
Sobre as empresas de todos os portes
foram coletadas 516 entrevistas março de 2022 que guiaram as análises. Os
segmentos analisados contemplam as áreas de serviços, comércios varejistas,
indústrias e comércios atacadistas de diferentes regiões do país. Em relação
aos dados apenas de micro, pequenas e médias empresas, a amostra significa 67%
do total de entrevistas realizadas. Além disso, o universo da pesquisa não está
diretamente relacionado à Serasa Experian. A pesquisa foi feita com empresas
que já “ouviram falar no Score, contemplando empreendedores que consultam esse
dado com a Serasa Experian, bem como com outros birôs de crédito.
Serasa
Experian
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