45,2% dessas empresas identificaram que o crescimento foi de mais de 50% neste período. Carta e telefone são os canais de cobrança mais utilizados pelos empreendedores brasileiros na pandemia
Uma
pesquisa especial da Serasa Experian, feita em junho de 2021, revelou que cinco
em cada dez (49,4%) micro, pequenas e médias empresas brasileiras identificaram
crescimento da inadimplência de seus clientes (consumidores e empresas) na
pandemia. 45,2% desses empreendedores calcularam que este aumento na falta de
pagamento de seus clientes foi de mais de 50% no período, veja mais informações
no gráfico abaixo:
Na pesquisa
realizada em junho, entre as micro, pequenas e médias empresas que sentiram o
aumento da inadimplência de seus clientes na pandemia, o comércio se destacou,
relatando um crescimento de 52,7%. Na visão por regiões, o Nordeste também
apareceu na liderança, com alta de 51,8%, resultado acima da média nacional.
Confira abaixo todos os detalhes sobre os demais segmentos e regiões:
De acordo
com o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas e Identidade Digital da
Serasa Experian, Cleber Genero, é fundamental que as empresas invistam em
métodos eficientes para recuperar o dinheiro e manter o fluxo de caixa
equilibrado. “É um momento muito delicado para todos, mas é importante que os
empreendedores continuem mantendo contato com seus clientes inadimplentes, pois
essa aproximação muitas vezes facilita o recebimento das contas evitando
prejuízos aos negócios. Sabemos que é bastante desafiador estabelecer um
processo de cobrança funcional, no entanto, conhecer a carteira de clientes e o
melhor canal de contato de acordo com o perfil de cada um é a forma mais
adequada de começar”, diz Genero.
Além
disso, ainda segundo o executivo, também é essencial pensar no passo anterior,
ou seja, ter boas estratégias no momento da concessão do crédito para
identificar com mais segurança a probabilidade de pagamento de determinado
cliente, evitando problemas e prejuízos financeiros aos negócios. Ferramentas
disponíveis no mercado, como o Score 2.0 da Serasa Experian, ajudam a tornar a
concessão de crédito mais eficiente e assertiva.
21% das PMEs ficaram inadimplentes por conta da
pandemia
A pesquisa da Serasa Experian também mostrou que, por conta dos desafios da
pandemia, a inadimplência se tornou uma realidade para 21% das micro, pequenas
e médias empresas. O comércio lidera essa situação, veja na tabela abaixo a
visão detalhada por segmentos:
Rabi
reforça ainda que a inadimplência funciona como uma cadeia e que, com a ponta
final, isto é, as empresas comerciais e de serviços tornando-se mais
inadimplentes, todo o ecossistema pode acabar se prejudicando. “Se o comércio e
os serviços devem para os seus fornecedores, estes acabam incorporando tal
aumento de custo em seus produtos. Sendo assim, as MPMEs vão pagar mais caro e
repassar essa alta do valor para seus clientes finais. Mais ainda, se os seus
clientes se tornam inadimplentes, os empreendedores terão de priorizar
pagamentos que possibilitem a continuidade de sua operação, postergando outros
pagamentos que julgarem menos relevantes. A chance desse processo virar uma
bola de neve é alta”, finaliza o economista da Serasa Experian.
Metodologia
Foram entrevistados executivos de 505 micro, pequenas e médias empresas em todo
o país, que tandem consumidores, empresas ou os dois públicos. Participaram
representantes dos segmentos de Serviços, Comércio Varejista, Comércio
Atacadista e Indústria. O levantamento foi feito em junho de 2021.
Serasa Experian disponibiliza o Mentoria PME
A Serasa Experian disponibiliza aos donos de pequenas e médias empresas o Mentoria PME, uma série
videoaulas gratuitas que auxiliam a retomada financeira destes empreendimentos.
O programa aborda temas como meios de pagamento e inadimplência, otimização de
serviços para recuperação de dívidas, marketing digital para crescer com os
recursos disponíveis, estratégias e automatização de processos por meio de
ferramentas online e como ter mais eficiência na gestão dos negócios para
manter a saúde financeira. Qualquer pessoa pode ter acesso, basta fazer o
cadastro no site.
Sobre
a área de PME na Serasa Experian
Utilizando o poder dos dados para trazer mais precisão e segurança na tomada de
decisão dos negócios, a Serasa Experian possui uma área voltada exclusivamente
para atender as necessidades das micro, pequenas e médias empresas brasileiras.
São soluções adequadas para quem precisa crescer a carteira de clientes,
proteger o negócio, monitorar clientes e fornecedores e recuperar dívidas. Além
disso, a área promove uma série de conteúdos e webinars gratuitos, auxiliando
os empresários a encontrarem oportunidades e enfrentarem os desafios do mercado.
Serasa Experian
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