Estudo exclusivo conduzido pela Shopper Experience
em parceria com a revista Consumidor Moderno, “As empresas que mais respeitam o consumidor no Brasil”, revela que embora o
brasileiro goste muito de promoções, apenas 5% associam a prática a uma postura
de respeito para com os clientes. A pesquisa – concluída em novembro de 2014 –
avaliou a percepção que os consumidores de São Paulo (capital e interior), Rio
de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília e Goiânia têm de
grandes marcas.
A máxima “brasileiro adora
promoção” está se enfraquecendo à medida que esse consumidor ingressa em um
novo patamar: o do consumo consciente. A conclusão está em um recorte da
pesquisa As empresas que mais respeitam o consumidor no Brasil, que
revela que apenas 5% dos entrevistados apontaram promoções, ofertas, brindes,
sorteio e desconto como sinal de respeito das marcas para com o cliente. Na
avaliação dos coordenadores do estudo, o momento é de amadurecimento do
consumidor brasileiro; a primeira etapa rumo à era do consumo consciente. O
brasileiro está mais consciente do próprio poder de compra, de seus direitos e
da real importância do produto/serviço em sua vida.
Para Stella Kochen Susskind,
presidente da Shopper Experience e coordenadora da pesquisa, o resultado é
revelador sobretudo porque indica a tendência de repensar o consumo. “Na
prática, significa que o brasileiro está mais atento a um processo de fazer
contas; não se deixa enganar facilmente por ações sem um real significado, seja
um ganho financeiro ou de produtos associados à compra”, afirma a executiva,
uma das principais experts do país na avaliação do atendimento ao
cliente.
Há 12 anos, Stella coordena As
empresas que mais respeitam o consumidor no Brasil em parceria com a
revista Consumidor Moderno, do Grupo Padrão. A pesquisa – composta por
1.718 entrevistas realizadas em São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro,
Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília e Goiânia – tem o objetivo de
identificar quais são as empresas que, na percepção de homens e mulheres das
classes A, B, C e D, maiores de 18 anos, mais respeitam o consumidor. Para
isso, contou com mais de 10 mil respostas válidas.
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