A Páscoa é a segunda data mais importante
em vendas para os supermercados depois do Natal. O professor de Finanças da
pós-graduação do Ibmec/RJ, Gilberto Braga, fez uma pesquisa sobre o preço dos
ovos de Páscoa em 2015. Segundo o levantamento e dados dos setores de
supermercados e indústria, os preços dos ovos de Páscoa aumentaram em média
16,5% entre 2014 e 2015. Apesar da crise e da mudança no comportamento do
consumidor, que estão optando por ovos menores, o setor aposta num pequeno
crescimento nas vendas.
Considerando os ovos com peso
entre 100g e 270, que concentram a maior procura dos consumidores, os aumentos
ficaram entre 10% e 11% em relação ao ano passado. Os ovos com brindes
registram os maiores aumentos de preços individuais.
O preço do chocolate em barra
aumento 8,8% em média nos últimos 12 meses, ou seja, menos que os ovos de
Páscoa. Os bombons e barra são opções mais baratas para quem quer manter a
tradição de começar esse doce na Páscoa. Uma barra de chocolate de 170g custa,
em média, entre R$ 4,50 e R$ 6,00. Enquanto o mesmo peso de chocolate sob a
forma de ovo custa, em média, R$ 16,00.
O grande lançamento da data foi o
Ovo Kopenhagem Pandora, de 1 kg, feito em parceria com a joalheria e que vem
com um pulseira e custa R$ 420, 00.
Segundo Gilberto Braga, “a
dica para os consumidores economizarem é pesquisar e, para quem não se importar
com a correria nos últimos dias nos corredores cheios do supermercado, aguardar
a chegada do sábado, véspera de Páscoa, quando os preços poderão sofrer uma
queda”.
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