quarta-feira, 18 de março de 2015

Pesquisa aponta que apenas 5% dos brasileiros associam promoções a respeito ao consumidor



Estudo exclusivo conduzido pela Shopper Experience em parceria com a revista Consumidor Moderno, “As empresas que mais respeitam o consumidor no Brasil”, revela que embora o brasileiro goste muito de promoções, apenas 5% associam a prática a uma postura de respeito para com os clientes. A pesquisa – concluída em novembro de 2014 – avaliou a percepção que os consumidores de São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília e Goiânia têm de grandes marcas.  
A máxima “brasileiro adora promoção” está se enfraquecendo à medida que esse consumidor ingressa em um novo patamar: o do consumo consciente. A conclusão está em um recorte da pesquisa As empresas que mais respeitam o consumidor no Brasil, que revela que apenas 5% dos entrevistados apontaram promoções, ofertas, brindes, sorteio e desconto como sinal de respeito das marcas para com o cliente. Na avaliação dos coordenadores do estudo, o momento é de amadurecimento do consumidor brasileiro; a primeira etapa rumo à era do consumo consciente. O brasileiro está mais consciente do próprio poder de compra, de seus direitos e da real importância do produto/serviço em sua vida.
Para Stella Kochen Susskind, presidente da Shopper Experience e coordenadora da pesquisa, o resultado é revelador sobretudo porque indica a tendência de repensar o consumo. “Na prática, significa que o brasileiro está mais atento a um processo de fazer contas; não se deixa enganar facilmente por ações sem um real significado, seja um ganho financeiro ou de produtos associados à compra”, afirma a executiva, uma das principais experts do país na avaliação do atendimento ao cliente.
Há 12 anos, Stella coordena As empresas que mais respeitam o consumidor no Brasil em parceria com a revista Consumidor Moderno, do Grupo Padrão. A pesquisa –  composta por 1.718 entrevistas realizadas em São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília e Goiânia – tem o objetivo de identificar quais são as empresas que, na percepção de homens e mulheres das classes A, B, C e D, maiores de 18 anos, mais respeitam o consumidor. Para isso, contou com mais de 10 mil respostas válidas.
Shopper Experience - www.shopperexperience.com.br

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