Especialista em varejo dá dicas para enfrentar o momento econômico atual
A economia do país esta passando por um momento delicado,
diversos setores estão sendo atingidos. Se precaver e saber lidar com o momento
atual é uma das saídas para não “quebrar”, não ter corte de funcionários e não
precisar repassar o valor da matéria prima aos consumidores. Rubens
Panelli Jr., especialista e consultor de gestão no varejo, dá dicas de como
enfrentar a crise econômica.
O varejo já está sentindo os efeitos da crise que
se instalou no Brasil, para não cair em armadilhas fique de olho nas dicas do
consultor.
ü Seja realista - Ao invés de ficar se lamentando
ou justificando os maus resultados culpando as variáveis externas, invista
tempo em ações criativas de marketing, crie novos produtos e serviços que
estejam alinhados com nova realidade do mercado.
ü Trabalhe com as pessoas certas - Procure
selecionar executivos com forte capacidade empreendedora, que saibam tomar
decisões, que não tenham medo de correr riscos calculados, que saibam conviver
com erros e que principalmente sejam grandes executores.
ü Priorize os recursos no que realmente interessa - A pior coisa que pode acontecer com uma empresa em tempos de crise é
ficar sem caixa e depender de bancos, o custo financeiro aniquila
qualquer possibildiade de crescimento, portanto a correta alocação de recursos
é vital para a realização dos projetos importantes, assim como manter uma
reserva para o caso se algo sair errado.
ü Aumente o giro do estoque - O estoque,
normalmente, é o maior item do ativo de um varejista, consome uma grande soma
de recursos da empresa para sua aquisição, estoques altos ou com giro lento
geram uma série de problemas que afetam negativamente o resultado, isto sem
contar que a maioria das empresas não contabilizam o custo financeiro e o
impacto da inflação de estoques parados em seu resultado. A venda do estoque
dentro do giro e margem planejadas é o que sustenta o lucro e o caixa da
empresa.
ü Crie metas factíveis - Para motivação dos
funcionario crie metas ousadas, porém factíveis e principalmente fáceis de
mensurar.
ü Tenha foco no “core business” - Não estamos
vivendo momentos de “vacas gordas”, portanto é fundamnetal foco no “core
business” e deixar projetos menos importantes para uma outra ocasião.
ü Não tenha receio de fechar pontos de vendas que não gerem margem de
contribuição – “Muitos varejista demonstram apego excessivo a pontos
comerciais, nada contra, porém em momentos de alta inflação, juros altos,
vendas baixas, é necessário se livrar de lojas que não estão
gerando margem de contribuição líquida para empresa”, explica o Rubens.
Rubens Panelli - atuou durante 12 anos como Diretor de
Marketing e Comercial da C&A Modas Brasil e Argentina, foi dentre outras
empresas CEO do Grupo Empresarial Pasmanik, CEO da Boutique Daslu, Diretor
Comercial da Paramount Textêis. Hoje, Rubens é sócio diretor da Panelli &
Associados, empresa de consultoria de gestão varejo e consumer products.
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