Médicos entrevistados acreditam que o
sucesso do tratamento se deve 50% à medicação e 50% à mudança no estilo de vida
do paciente¹
A pesquisa IntroDia™,
desenvolvida pela Federação Internacional de Diabetes e com apoio da Boehringer
Ingelheim e Eli Lilly, revelou que os médicos entrevistados acreditam que mais
da metade dos seus pacientes com diabetes tipo 2 não seguem suas recomendações
e que isso ocorre, segundo eles, por falta de disciplina, pouca força de
vontade, e por não estarem suficientemente preocupados, ou assustados sobre as
complicações da doença a longo prazo.
De acordo com a pesquisa
IntroDia™ - realizada em 26 países incluindo o Brasil, e que ouviu mais de
10.000 pessoas com diabetes tipo 2 e cerca de 6.700 médicos que tratam
pacientes com a doença -, há um amplo consenso de que o sucesso do tratamento é
impulsionado pelo equilíbrio do esforço dos pacientes e da eficácia de
medicamentos. Segundo os médicos que responderam à pesquisa, alcançar e manter
o controle glicêmico no início do diabetes tipo 2 seguramente pode levar a
melhores resultados no combate à doença, e que o sucesso do tratamento se deve
50% à medicação e 50% à mudança no estilo de vida do paciente.
No Brasil, de acordo com a
pesquisa, os médicos acreditam que 94% da aceitação dos pacientes sobre o
diabetes tipo 2 e, posteriormente, à adesão ao tratamento, dependem do
fornecimento de informações adequadas no momento do diagnóstico.
O estudo revela ainda que 88%
dos médicos concordaram que a conversa sobre o diagnóstico tem impacto sobre a
aceitação dos pacientes quanto a doença e a adesão aos seus medicamentos mais
tarde. No entanto, cerca de 92% dos médicos gostariam de ter ferramentas para
ajudar os pacientes a manter a mudança de comportamento durante todo o
tratamento, já que a pesquisa aponta que, para eles, os maiores desafios e
frustrações estão relacionados a ajudar pacientes a mudarem seus hábitos.
A pesquisa IntroDia™ (a maior
até agora que analisou as primeiras conversas entre pacientes diabéticos e
médicos) teve como objetivo investigar a comunicação inicial entre médicos e
pacientes com diabetes tipo 2 e sua potencial associação com o bem-estar,
qualidade de vida de quem tem a doença e dos resultados de auto relato.
Além disso, a pesquisa focou na avaliação das necessidades e realidades dos
médicos que tratam o diabetes tipo 2.
Sobre IntroDia™
IntroDia ™ é a maior pesquisa mundial
sobre diabetes tipo 2 já realizada,
com foco nas primeiras conversas
entre médicos e pacientes sobre a doença, fornecendo importantes informações
sobre como eles interagem nesses dois momentos importantes da jornada de
tratamento – o diagnóstico e quando uma outra medicação oral pode ser
necessária para manter níveis de glicose no sangue.
A pesquisa, desenvolvida pela
Federação Internacional de Diabetes e com apoio da aliança entre Boehringer
Ingelheim e Eli Lilly, foi realizada nos seguintes países: África do Sul,
Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Áustria, Brasil, Bulgária,
Canadá, China, Coreia do Sul, Dinamarca, Emirados Árabes, Espanha, Estados
Unidos, Filipinas, França, Holanda, Índia, Indonésia, Israel, Japão, México,
Noruega, Reino Unido e Rússia.
O estudo, que teve início em
2013 e ouviu mais de 10.000 pessoas com diabetes tipo 2 e cerca de 6.700
médicos que tratam pacientes com a doença, irá guiar a aliança entre Boehringer
Ingelheim e Eli Lilly a desenvolver soluções para auxiliar os médicos nos
cuidados primários aos pacientes, além de contribuir para que pessoas que vivem
com diabetes tipo 2 permaneçam informadas, motivadas e confiantes em seus
esforços para conduzir ativamente a situação.
A Boehringer Ingelheim e a Eli Lilly
Em janeiro de 2011, a Boehringer
Ingelheim e a Eli Lilly anunciaram uma aliança com foco em três compostos para
o tratamento do diabetes mellitus tipo 2, que representam as principais classes
desses fármacos. Esta aliança alavanca os pontos fortes de duas das maiores
empresas farmacêuticas do mundo. Ao juntar forças, as empresas demonstram um
compromisso com os pacientes com diabetes e suas necessidades. Saiba mais sobre
esta aliança em www.boehringer-ingelheim.com
ou www.lilly.com.
Referências
1 - Polonsky W, et al. American
Diabetes Association 74th Scientific Sessions, San Francisco, CA, USA, June
13–17, 2014 Poster 62-LB
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