Pesquisar no Blog

quarta-feira, 18 de março de 2015

BICHOS DE PELÚCIA E CHOCOLATES COM BRINQUEDOS SÃO OS ITENS MAIS VISADOS NO PERÍODO DA PÁSCOA




        Lojistas devem redobrar a atenção com compradores em grupos, pessoas portando sacolas grandes ou utilizando agasalhos em tempos de verão
        Segundo diretor da Gunnebo, manter esses produtos devidamente protegidos é uma das principais medidas para diminuir o furto
        Ovos de Páscoa chamam atenção das pessoas mal intencionadas porque custam até seis vezes mais do que uma barra de chocolate com o mesmo peso

Vitrines, gôndolas e parreiras de lojas de departamento, supermercados e varejistas do setor de chocolates já estão repletas de ovos de Páscoa e aos poucos aumenta o fluxo de consumidores nessas unidades. As vendas em São Paulo, em 2015, devem crescer cerca de 5%, segundo levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado em conjunto com as Câmaras de Dirigentes Lojistas. Em todo o país, aponta a Nielsen, devem ser comercializados pouco mais de 100 milhões de ovos de Páscoa.
Apesar do otimismo, é também neste período que a incidência de furtos, internos e externos, tende a aumentar no varejo. E não é só com o chocolate que se deve residir a atenção dos varejistas. Afinal, eles investem nos estoques de outros produtos relacionados, como vinho e bacalhau, para aproveitar o pico de vendas que ocorre nesta que é uma das seis datas festivas mais importantes para o comércio no ano. 
Na Páscoa, que em 2015 será comemorada em 5 abril, os ovos tornam-se grandes atrativos para as pessoas mal intencionadas porque custam até seis vezes mais do que uma barra de chocolate com o mesmo peso líquido. E, o pior, eles podem ser facilmente ocultados, por exemplo, em sacolas, bolsas e carrinhos de bebê. 
Entre os produtos mais visados, segundo Luiz Fernando Sambugaro, diretor de Comunicação da Gunnebo (www.gateway-security.com.br), uma das maiores fornecedoras mundiais de soluções antifurto para o varejo, além dos produtos à base de chocolate, estão os bichos de pelúcia e os ovos com brinquedos voltados para crianças. “Quem possui câmeras de vigilância deve verificar suas atividades, ter alertas de que a área está sendo filmada e atenção redobrada por parte dos frentistas da loja”, alerta o executivo. Ele completa com algumas dicas importantes: “É preciso dar uma atenção maior aos compradores em grupos, pessoas que portem sacolas grandes e utilizem agasalhos em tempos de verão. Ou seja, a rotina diária deve ser mais apurada nesse período”. 
O furto também pode ocorrer no recebimento das mercadorias, por isso, diz ele, é importante que os itens sejam tratados como Produtos de Alto Risco (PAR), conferidos por um fiscal de prevenção de perdas e acompanhados até o local de armazenamento. E no estoque, uma contagem diária deve ser feita para garantir o controle do saldo.
Proteção para ampliar lucro – Para que o varejista amplie suas vendas com segurança, contabilizando posteriormente mais lucros, o diretor da Gunnebo diz que é preciso ficar atento e monitorar corretamente tudo o que acontece na loja. “Tudo isso serve como uma forma de aumentar as vendas sem que as perdas tenham impacto ou alguns produtos apresentem margens negativas”, explica.
De acordo com Sambugaro, entre as medidas simples que podem proporcionar melhorias e evitar as perdas está o uso de um Circuito Fechado de TV (CFTV). “Isso serve para inibir, flagrar e coibir a ação de pessoas mal intencionadas”, diz. “Também é preciso verificar se os PARs estão devidamente protegidos com etiquetas antifurtos”, completa.
A tecnologia antifurto, afirma Sambugaro, permite aos gestores tomarem medidas necessárias para combater os prejuízos. Cada sistema gera resultados eficientes no combate aos furtos e, utilizados de forma integrada, aumentam mais o nível de prevenção de perdas. “Além disso, é fundamental orientar funcionários para redobrar a atenção nos horários de maior movimentação, pois, aliar soluções tecnológicas com treinamento profissional é o caminho ideal para o lojista evitar perdas e aumentar lucros em seus negócios”, esclarece. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados