Desafios fazem parte do jogo, mas eles não precisam se tornar obstáculos para o sucesso dos empreendimentos, defende executiva da Simplic
Do comércio local
às startups, os empreendedores brasileiros são impulsionadores de emprego,
inovação e crescimento, desempenhando um papel crucial na economia. Mas o
caminho para o sucesso do próprio negócio é, naturalmente, repleto de desafios
diários. Por isso, o Dia Nacional do Empreendedor, comemorado em 5 de outubro,
celebra a dedicação constante, perseverança e resiliência, apesar das
adversidades.
“Muitas vezes, os
problemas desmotivam o empreendedor e refletem na saúde da própria empresa. As
razões podem ser diversas, desde a falta de planejamento do negócio, falhas na
administração financeira, excesso de otimismo perante a realidade do mercado ou
a simples indisponibilidade de caixa para um investimento de oportunidade”,
explica Thaíne Clemente, executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de
crédito pessoal 100% online.
Para ajudar os
empreendedores a prosperar, a especialista elenca dicas de como impulsionar
seus negócios sem entrar no vermelho. Confira:
Planejamento
O sucesso de
qualquer empreendimento começa com um planejamento sólido. O ideal é definir
metas claras de longo prazo, identificar os desafios e oportunidades e, assim,
elaborar um plano de ação realista. Para se manter ágil e adaptável em um
ambiente empresarial em constante mudança, é importante sempre reavaliar e
ajustar o plano conforme necessário.
Orçamento
realista
Manter um controle
claro e transparente das finanças do negócio é essencial para seu bom
funcionamento. Para ter isso sempre às claras, faça um orçamento detalhado que
inclua todas as despesas operacionais, desde custos fixos, como aluguel, contas
de água, luz, internet e os salários, até despesas variáveis, como suprimentos
diversos ou a compra de um item para o bem-estar de todos. O ideal é usar uma
planilha de gastos ou aplicativo de controle de finanças.
Investimento
inteligente
Recursos
financeiros não são infinitos, por isso é importante avaliar com cuidado as
áreas que precisam de investimentos e quais podem esperar. Tenha em mente que
investir não significa gastar dinheiro indiscriminadamente, nem guardar tudo
sem propósito; a ideia é direcioná-lo de forma estratégica para alcançar os
objetivos do seu negócio. Considere comprar novas ferramentas, abrir uma nova
loja, ampliar a sede e monetizar campanhas de marketing nas redes sociais para
atrair novos clientes.
Conheça
seus clientes e conte com eles
Entender as
necessidades e desejos de seus clientes direciona o negócio para o sucesso.
Afinal, investir tempo em pesquisas de mercado para conhecer seu público-alvo e
coletar feedback regularmente permitem ajustar os produtos ou serviços de
acordo com as demandas reais. Além disso, criar uma experiência boa e relevante
com sua marca é essencial, pois clientes satisfeitos tendem a se tornar
divulgadores em potencial e defensores de sua marca, atraindo novos negócios.