Garantir o sucesso da empresa no mercado deixou de
ser apenas associada ao crescimento dos lucros. Hoje, a diversidade e inclusão
ganharam os holofotes como estratégias vitais para alavancar as companhias em
seu segmento, principalmente, quando difundidas desde os cargos C-Level.
Ambientes de trabalho pautados nesses valores tendem a tornar os negócios mais
inovadores, destacando-os frente a seus concorrentes e adquirindo vantagens
valiosas para sua prosperidade.
Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria
Willis Towers Watson, em 2016, apenas 49% das empresas compreendiam o peso da
diversidade e inclusão para seu funcionamento. Mas hoje, esse índice já entrou
no radar de 90% dos gestores, que pretendem implementar completamente este tema
até o final de 2023. Um salto importante, mas que ainda peca em medidas
realmente efetivas.
Em um mercado cada vez mais competitivo, fortalecer
este pilar social junto com os de sustentabilidade e de governança –
integrantes do conceito de ESG – se tornou um diferencial competitivo em nível
internacional. Aquelas que implementam este selo em vista de trazer boas
práticas à sociedade elevam sua imagem corporativa, atraindo mais investidores,
parceiros de negócios e consumidores. Todos, benefícios importantes para seu
destaque, mas que, nem sempre, são genuinamente incorporados.
Até hoje, muitas organizações difundem estes
pilares por obrigação, e não como algo essencial para seu funcionamento. Esse é
um equívoco muito comum de ser visto e que deve ser contornado o quanto antes,
considerando a contribuição do ESG para a elaboração de processos mais sustentáveis,
rentáveis e produtivos. Especialmente, quando orientadas por um olhar diverso e
inclusivo característico do pilar social desta sigla.
Ampliar a pluralidade no ambiente profissional vai
além do que apenas questões raciais. Na prática, significa reunir pessoas
vindas de diferentes contextos, com diferentes pensamentos, experiências,
idades, culturas, e muitos outros valores. Realidades distintas que, quando
unidas, proporcionarão a criação de times diversos com pensamentos variados
para trabalharem em conjunto, em um espaço representativo e saudável.
É claro que cada segmento e empresa estará em um
nível diferente no que tange a maturidade no olhar para essa temática, até
porque ele permeia profundamente os valores e culturas da companhia. Por isso, a
melhor forma de levar esse âmbito social de diversidade e inclusão internamente
é a partir de uma estratégia top down, partindo daqueles que ocupam
os cargos de liderança da companhia: os C-Levels.
Afinal, são eles que desempenham alguns dos papéis
mais importantes no direcionamento estratégico das empresas, conduzindo seus
times e garantindo que toda a operação ocorra de forma eficiente. Líderes
diversos inspiram, servem de exemplo para comportamentos semelhantes e a
essencialidade desta representatividade para uma maior inclusão, e facilitarão
que este tema seja levado internamente com sucesso.
Uma dica importante para iniciar essa jornada é
contar com a formação de um conselho dedicado a essa tarefa, que deverá estudar
o que os acionistas, o mercado e a sociedade demandam sobre este assunto e como
assegurar sua manutenção a longo prazo. Será preciso escutar ativamente todos
esses pilares, deliberando os insights colhidos e estabelecendo metas
a serem cumpridas a partir disso. Essa é uma das melhores formas de colocar em
ação um plano executivo concreto que atinja essas expectativas e evitando que
fique apenas no discurso.
Para fortalecer ainda mais essa causa, as
organizações podem fomentar programas de mentoria de aceleração a carreira dos
talentos e gestores que representem a diversidade, assim como estimular a
construção de comitês de livre adesão sobre esse tema e a sua importância para
que os mesmos sejam multiplicadores deste ideal às suas equipes e à organização
como um todo. Quanto mais ações forem tomadas em conjunto, maior será este
olhar de diversidade, transmitindo-o para cada vez mais empresas para que se
tornem verdadeiros negócios inclusos.
Jordano Rischter - sócio da Wide, consultoria boutique de recrutamento e seleção.
Wide
https://wide.works/
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