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sexta-feira, 19 de maio de 2023

Pesquisa realizada pelo Instituto Ethos mostra que apenas 15% das empresas brasileiras estabeleceram metas para reduzir desigualdades salariais

Realizada pelo Instituto Ethos, em parceria com Época Negócios, a pesquisa aponta também que 47,74% das empresas dizem monitorar a relação entre o maior salário e a média salarial dos demais empregados; A pesquisa ouviu 199 empresas, a grande maioria (71%) de grande porte e da área de serviços (52%) 

 

A quinta edição da Pesquisa Diversidade e Inclusão nas Empresas 2022/2023, do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, pelo segundo ano realizada em parceria com a revista Época Negócios, mostra o longo caminho que o Brasil precisa percorrer para diminuir as desigualdades salariais e, consequentemente, de renda no ambiente empresarial. Das 199 empresas participantes - 71% de porte grande, 21% médio e 6% pequeno -, quase metade (47,74%) dizem que monitoram a relação entre o maior salário e a média salarial dos demais empregados, porém, apenas 15,58% estabelecem metas para reduzir essa distância salarial dentro da companhia.

Outro dado preocupante da Pesquisa Diversidade e Inclusão 2022/2023 aponta que apenas 32,66% das 199 empresas possuem metas para que a proporção de funcionários negros siga a mesma do perfil demográfico regional. Por outro lado, 75,88% das empresas disseram eliminar a diferença salarial injustificada entre empregados brancos e negros. 

Caio Magri, presidente do Instituto Ethos, destaca que o combate à desigualdade é prioritário para a entidade. “Elegemos o tema das desigualdades, e em especial as de salário e renda nas empresas, como prioridade da atuação do Ethos em 2023. Os resultados da nossa pesquisa reafirmam que há muito a fazer ainda nesse sentido”, diz ele. Magri afirma, também, ser necessário criar, aplicar e mensurar políticas públicas e empresariais que ajudem e reduzir as desigualdades, caso contrário, o país enfrentará enormes dificuldades em seu desenvolvimento econômico e social.

Um dado que apresentou leve melhora foi o da quantidade de empresas que incluem o aspecto de reconhecimento de resultados de promoção da diversidade e inclusão em seus programas de remuneração variável, passando de 34% para 37,69%. Com relação aos cargos em quadro de gerência e executivos, 43,65% das empresas afirmam ter metas para reduzir a desproporção entre negros e brancos.


Desigualdade de salário entre homens e mulheres

Quando o recorte da pesquisa observa a meta de redução da desigualdade salarial entre mulheres e homens, 66,33% das empresas afirmam buscar a redução de diferenças entre gêneros quando exercem a mesma função. Além disso, 43,22% das empresas disseram priorizar mulheres nos planos de sucessão das áreas core do negócio, e 53,27% estabelecem metas para que as mulheres ocupem, no mínimo, 30% dos cargos de liderança até 2030.  Ainda assim, a quantidade de empresas que declaram ter metas para reduzir a desproporção dos cargos ocupados por homens e mulheres em quadros gerenciais e executivos não avançou de um ano para o outro, variando de 58,66% para 59% das respostas.

No início deste mês, a Câmara aprovou proposta para instituir medidas que garantam salários iguais para homens e mulheres com a mesma função, obrigando as empresas a divulgarem relatórios de equiparidade salarial. O projeto está em avaliação do Senado.


Campanhas de conscientização

Outros dados trazidos pela pesquisa Diversidade e Inclusão mostram que houve um decréscimo nas campanhas internas de conscientização sobre diversidade. Baixou de 97% para 90,45% o número de empresas que afirmaram realizar campanhas com temas de gênero; de 96% para 90,9% (pessoas negras), 95% para 87,84% (pessoa com deficiência), 95% para 90,45% (pessoas LGBTI+). Enquanto, por outro lado, as campanhas sobre diversidade geracional aumentaram de 50% para 73,87%, sobre refugiados de 31% para 53,61%, sobre indígenas, permaneceu estável (57% para 57,7%).

Acesse a íntegra da Pesquisa Diversidade e Inclusão na Empresas  aqui

 

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social


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