Planejamento estratégico é um pilar
fundamental para lidar com erros e acertos ao longo da jornada das micro e pequenas
empresas. Traçar metas de curto, médio e longo prazo, de acordo com a realidade
do empreendedor, tornam o futuro do negócio algo mais concreto e palpável.
A Razonet, empresa catarinense que
ganhou o prêmio do Grupo Amanhã, “Campeãs da Inovação”, de startup mais
inovadora da região sul, conta com especialistas que oferecem soluções
criativas e personalizadas em contabilidade digital e orienta os profissionais
que precisam desse tipo de serviço.
·
Dicas para um bom planejamento
“Apesar de não
saber o que o futuro nos reserva, não podemos ficar dependendo de mudança de
governo ou outros fatores para determinar o futuro da empresa, caso contrário,
viramos apenas passageiros”, aponta Valdenir Menegat, sócio da Razonet
Contabilidade Digital. Ele explica que é muito importante unir a equipe e
fazê-la participar do planejamento para o próximo ano. “A batalha diária
consiste em contas para pagar, filho para criar, relação com fornecedores etc.
A escolha é sua se vai para batalha preparado ou de qualquer jeito”, explica.
·
Como iniciar e quem levar para a
primeira etapa de planejamento
É importante
ressaltar que ninguém chega a lugar nenhum sozinho. Dito isso, mesmo que a
empresa seja de uma pessoa só, o empreendedor deve buscar orientação, conselho,
direcionamento nem que seja para a própria família. “Enquanto gestor, é
necessário avaliar quem é essencial e quem faz questão de participar do dia a
dia da empresa. Essas sim são pessoas que o empreendedor deve buscar. Nessa
reunião, as pautas serão aumento de vendas, expectativa de faturamento,
estratégias de marketing, projeção financeira e outros pontos que julgarem
importantes. O que não pode acontecer é deixar de olhar para os números! Quem
não olha os números da empresa está cometendo um grande erro”, salienta
Menegat.
·
Não é só o contador que deve se atentar
aos números da empresa
A contabilidade é
o instrumento, é quem leva a informação para o empreendedor; que por sua vez,
deve sim se atentar aos números, afinal, é o SEU negócio que está em jogo. A
problemática dos setores deve ser desmistificada. O responsável deve estar a
par de tudo que acontece para que sua tomada de decisão seja assertiva e
próspera para o negócio.
O sócio da Razonet
faz uma analogia com médicos e pacientes. “Como um médico traça o diagnóstico
sem saber dos sintomas? Sem examinar? Não existe isso. O mesmo acontece com
empresários que ignoram os números. Não há chance de prosperar sem analisar o
financeiro”, finaliza.
·
Principais métricas para o próximo ano
Vendas, lucro
e fidelização do cliente. O empreendedor deve focar nas vendas porque só assim
seu lucro vai aumentar. Nada adianta ter uma empresa bem estruturada se ela não
consegue vender. Quem vende uma vez, vende duas, três, 10 mil vezes – desde que
feita de forma correta, transparente e honesta. Clientes satisfeitos recomendam
seus produtos/serviços. Eles voltam e atraem outras pessoas junto deles - nada
melhor do que uma propaganda boca-a-boca.
·
Perder clientes faz parte?
Valdenir Menegat explica que faz parte perder clientes, é
uma coisa natural. O que não pode acontecer é a empresa tentar agradar a todos.
“A filosofia de um negócio deve se manter firme no propósito. Quem concorda,
fica, compra e volta. Sempre há quem só busca benefícios próprios, te suga até
a última gota de suor e isso não vale a pena. Deve haver relações positivas
para os dois lados”.
·
Autoanálise da gestão empresarial
O gestor deve
saber quais são suas deficiências e quais aspectos deve melhorar. A autoanálise
é muito importante nesse quesito. “Aprendi observando, ao longo de 30 anos, que
todo empresário é um pouco arrogante. A liderança não está ali para fazer um
favor para o cliente. A liderança é a que serve o cliente. O empreendedor deve
ter a humildade de discernir a diferença e trabalhar para a melhoria
constante”, reflete Menegat.
A inspiração está
em todos os lugares. Cabe ao profissional deixar a mente aberta, absorver e
filtrar tudo que está ao seu redor.
A Razonet é uma
startup digital com a experiência de mais de 30 anos em contabilidade
tradicional, conquistou o selo Great Place To Work e possui conexão com o Vale
do Silício.
Nenhum comentário:
Postar um comentário