Especialista traz dicas de como lidar com os sentimentos para não atrapalhar nas relações no ambiente corporativo
Quantas vezes você já respirou fundo para não
‘partir para cima’ daquela pessoa que discordou de suas ideias ou que te
agrediu com palavras e gestos? Em meio a uma vida agitada e cheia de
imprevistos, os sentimentos aflorados e até mal resolvidos podem atrapalhar as
nossas atitudes na vida profissional ou pessoal. Rebeca
Toyama, especialista em estratégia de carreira, comenta sobre
os impactos que as emoções têm em nossas atitudes e traz 5 dicas para os
profissionais conseguirem lidarem com suas emoções e evitar um ambiente tóxico.
O ser humano enxerga o mundo limitado pelas suas
experiências, e por não ter essa consciência, acredita que o mundo se resume ao
que se conhece dele e assim temos a origem da maioria dos conflitos. Temos dois
exemplos de acontecimentos recentes que mostram o desafio nas relações humanas:
a guerra da Rússia contra a Ucrânia e o tapa que o ator premiado Will Smith
desferiu no comediante Chris Rock durante a cerimônia do Oscar 2022.
Transmitido ao vivo, o golpe chamou a atenção do público e mostrou o descontrole
após uma nítida provocação levando a análises profundas sobre o ambiente que
vivemos e que pode desaguar em atitudes extremas.
De acordo com a especialista em estratégia de
carreira, não é errado ou ser fraco em mostrar os sentimentos, afinal somos
seres humanos e é isso que nos diferencia das máquinas, mas o que é prejudicial
é expressar esse sentimento de forma agressiva e desrespeitosa levando ao um
ambiente tóxico que acaba consumindo tanta energia vital que compromete a
produtividade e criatividade.
Por que isso acontece no dia-a-dia?
“O episódio ocorrido na noite do Oscar e seus
desdobramentos tem nos mostrado o quanto ainda temos que aprender sobre
inteligência emocional. Fiquei pensando como é importante a capacidade de
entender a visão de mundo alheia e respeitá-la, mas acima de tudo o quanto
precisamos nos dedicar a uma cultura de paz, que inclusive faz parte dos
objetivos sustentáveis da ONU”, comenta, Rebeca Toyama, especialista em
estratégia de carreira.
Vale lembrar que boa parte das pessoas se
relacionam com a vida, ignorando que sua visão de mundo começou muito antes de
nascer, uma vez que a formação de uma pessoa foi influenciada pelas crenças de
sua família. E além das crenças familiares e experiências vividas durante sua
formação, a visão de mundo também será influenciada pelo seu perfil
comportamental.
“Portanto, é interessante ressaltar, que fazemos
escolhas baseadas em crenças herdadas e baseadas em experiências passadas o que
faz com que eu me relacione com o que está a acontecendo no aqui agora de uma
forma muito diferente de outra pessoa, não é uma questão de certo ou errado,
mas sim, diferente e desconhecido” revela, Rebeca.
Conflito dentro das empresas: Desafio dos líderes
Para Rebeca, os conflitos acontecem por conta de
alguma necessidade que não foi atendida, mas nem sempre se tem clareza sobre
esse processo, principalmente, pela falta de habilidade em escutar nossos
próprios sentimentos e os dos outros.
“Quando essa escuta ativa acontece, conseguimos
reconhecer qual a necessidade está ausente na relação. Então, trago aqui a
importância dos líderes terem conhecimento nas técnicas, como por exemplo a CNV
– Comunicação Não- violenta para que sejam capazes de lidar com os conflitos
que fazem parte do dia a dia de qualquer negócio”, finaliza Rebeca Toyama.
Rebeca Toyama, especialista em estratégia de
carreira, traz 5 dicas para os profissionais
conseguirem lidar melhor com conflitos e evitarem relacionamentos tóxicos que
podem desencadear comportamentos mais extremos mesmo no ambiente corporativo:
1- Dedique algum tempo para entender a visão de
mundo de seus colaboradores, isso ajuda a julgar menos e compreender mais;
2- Não tome partido, lembre-se que ponto de vista é
algo visto de um ponto, portanto, não é uma questão de certo ou errado, mas sim
diferente e vem baseado nas experiências de vida, posição social, crenças
familiares e ambiente vivido em âmbito pessoal;
3- Encare as diferenças como complementariedade e
não como divergência, isso promove crescimento profissional e pessoal;
4- Não tente fugir de conflitos, isso não resolve e
ainda pode amplificar o problema que está mostrando necessidades que não estão
sendo atendidas;
5- Promova um espaço seguro para que as pessoas possam
falar de sentimentos e necessidades, isso favorece amadurecimento emocional.
Rebeca Toyama - fundadora da ACI que tem como
missão desenvolver competências dentro e fora das organizações para um futuro
sustentável. Especialista em educação corporativa, carreira e bem-estar
financeiro. Possui formações em administração, marketing e tecnologia.
Especialista e mestranda em psicologia. Atua há 20 anos como coach, mentora,
palestrante, empreendedora e professora. Colaboradora do livro Tratado de
psicologia transpessoal: perspectivas atuais em psicologia: Volume 2; Coaching
Aceleração de Resultados e Coaching para Executivos. Integra o corpo docente da
pós-graduação da ALUBRAT (Associação Luso-Brasileira de Transpessoal), da
Universidade Fenabrave e do Instituto Filantropia.
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