Investir em uma
das bebidas mais consumidas pelos brasileiros pode ser a chance de um recomeço
para os empreendedoresDivulgação
De acordo com a Pesquisa Trimestral de Desempenho
realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de franquias
demonstrou uma recuperação no segundo trimestre de 2021. O estudo revelou os
comparativos de 2019, no qual o faturamento foi de R$43,122 bilhões, passando
para R$27,720 em 2020 e chegando a R$41,140 bilhões de abril a julho deste ano.
A variação total nos últimos dois anos foi de -35,7%, subindo para +48,4% em
2021.
A luz no fim do túnel para a economia apareceu com
o avanço da imunização e a diminuição das medidas de distanciamento social, que
facilitam a abertura dos serviços não essenciais em horários mais flexíveis. O
outro fator importante está ligado aos meios de compra online, delivery e a
confiança que o consumidor passou a ter nas empresas.
E mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia,
um exemplo de investimento que manteve os pés no chão é o de franquias de
cafeteria. Segundo a ABF, este setor faturou quase R$42 bilhões entre o
terceiro trimestre de 2019 e o de 2020, mesmo sofrendo uma queda de 12,1%.
“A dinâmica das lojas é composta por inúmeras
possibilidades”, explica Deiverson Migliatti, fundador da rede de cafés
especiais, Sterna Café. “Algumas apostam em espaços que valorizam a estética e
a proposta do negócio, enquanto outras focam em um cardápio diversificado,
priorizando a harmonia de sabores”, esclarece o empresário.
Só no Brasil, o número de cafeterias fecha em 13
mil, contando bares, lanchonetes e padarias. Portanto, quem pretende investir
no ramo da bebida mais amada pelos brasileiros deve abusar da criatividade.
“Quem deseja abrir uma franquia de cafés especiais, por exemplo, precisa estar
atento em todo o processo da bebida, desde o cultivo até a sua apresentação”,
aponta.
A principal dica, no entanto, é dar apoio total aos
franqueados e garantir que estejam sendo retribuídos mesmo em momentos de
crise. “A assistência faz parte do negócio, e o suporte deve ir desde as
indicações de arquitetos até o relacionamento com os fornecedores para que os
franqueados possam se sentir tranquilos mesmo em momentos conturbados e
desconhecidos”, finaliza Deiverson.
Rede Sterna Café
https://sternacafe.com.br/
Instagram:
@sternacafe
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