Especialista em pets influencers lista práticas que podem engajar mais no Instagram e TikTok
As
redes sociais estão em ascensão e ganhando cada vez mais espaço em nosso
cotidiano, com isso, os pets conseguiram seu lugar e criaram um nicho de
influencers diferenciados. O Brasil está entre os maiores mercados do mundo
para pets, encerrando o ano de 2020 perto de R$40,1 bilhões de faturamento,
segundo o Instituto Pet Brasil.
Há
tutores que se dedicam somente à administração do perfil de seu pet e faturam
até R$80 mil por mês, logo, essa taxa de engajamento tende a crescer, pois os
tutores enxergam a oportunidade do marketing digital em seus animais, e os
posts vão além do entretenimento.
Pensando
neste mercado em ascensão, Fernanda Rabaglio, CEO da Matilha Brasil, empresa
especializada em ensinar pets a se tornarem influenciadores digitais, traz 7
dicas para produzir conteúdo, que pode engajar pets e marcas:
1) Se atente à qualidade das fotos e vídeos
A
primeira impressão se dá devido ao post, logo, é necessário que tenha
qualidade. O impacto visual é fator decisivo para o público continuar vendo a
sua publicação, ou continuar descendo o feed. Por isso, pense numa produção que
traga qualidade. Fotos e vídeos em baixa resolução, por exemplo, mal
posicionados e iluminados, tendem a chamar menos a atenção.
2) Estude e faça análises das produções de conteúdo
A
maioria dos tutores começa a administrar o perfil pet como uma brincadeira, por
isso, não tem base técnica e estudo para entender que o engajamento vai além de
fotos de carinha fofa e um “bom dia”. Portanto, é necessário que os tutores
compreendam que o mercado pet é uma oportunidade para patrocínios.
Entretanto,
muitas vezes é escolhido o caminho mais fácil e pouco eficaz, que vai da
automação aos grupos de engajamento, deixando de lado o estudo e análise da
produção de conteúdo e das plataformas. Não é à toa que quem se dedica e
estuda, se destaca.
3) Tenha conteúdos frequentes
Publicar
ao menos uma vez por dia no formato tradicional da plataforma e pelo menos 5
stories ao longo do dia, é um pacote básico para iniciantes. É importante
atentar-se a conteúdos estratégicos, para que a ideia inicial dos posts não se
perca, além de pensar em conteúdos que façam com que os seguidores fiquem mais
tempo navegando, consumindo e interagindo.
4) Tenha conteúdos exclusivos para Instagram e TikTok
Como
são plataformas completamente diferentes, o conteúdo também muda - mesmo sendo
assuntos similares. Porém, existe a “Derivação de Conteúdo”, que nos permite
adequar, ajustar e aplicar a mesma pauta em vários formatos, inclusive dentro
da mesma plataforma, como feed, reels e stories, dentro do Instagram.
Por
isso, evite postar a mesma coisa em todas as redes sociais e crie derivações
para cada uma delas, entendendo como o público reage em cada plataforma.
5) Utilize gatilhos do momento
Ao
surfar a onda de um meme ou uma trend, normalmente o objetivo é o crescimento
de seguidores e aproveitar o gatilho do momento, que acontece ao se destacar na
avalanche de conteúdo sobre o tema. Contudo, é importante entender que não
adianta crescer a qualquer custo, mas as trends são incríveis e devem ser
usadas com cautela, desde que seja possível relacioná-la com seu nicho e
conteúdo.
Caso
contrário, você pode atrair um público errado que, ou não vai te seguir, ou vai
seguir e se tornar o famoso seguidor fantasma, porque só gostou daquela trend,
mas não se importa com seu assunto de fato. Vemos muito disso acontecer com
perfis que adaptam todas as trends para o pet e crescem com esse conteúdo. Mas
não criam conexão com o público, pois não entregam valor de fato.
6) “Desapegue” de aparatos tecnológicos
No
começo, não é necessário câmera profissional e domínio de Photoshop, mas claro
que isso pode ser relevante na medida em que o perfil cresce. Com um celular
legal e aplicativos de tratamento de imagem (gratuitos, inclusive) você já pode
produzir conteúdo de qualidade. Você pode aproveitar cenários urbanos, de casa
e usar a luz natural. No fundo, para mandar bem nas redes sociais com seu pet,
você precisa essencialmente de 1 pet, 1 celular, noções de foto e vídeo, além
de criatividade.
7) Traga personalidade para o seu conteúdo
Sabe
quando você lê uma legenda de um post e parece que está ouvindo aquilo como se
fosse um personagem falando? Isso é o que chamamos de "personalidade"
para o conteúdo, inspirando e divertindo o público. Exemplos práticos que vemos
acontecendo são de perfis, com personagens diferentes como @porquinhojerfiso,
até lideranças como @arthur.pastoralemao, passando pelos comediantes da
@cacausando, e pela irreverência do Leon dos @ursinhoschochow.
No
fundo, a persona pode ser pet, mas ela está sempre aliada a um arquétipo, uma
linha editorial bem definida que acompanha as crenças e objetivos do perfil.
Matilha Brasil
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