As estratégias mnemôónicas podem contribuir para uma memória surpreendente!
Não existem fórmulas mágicas para aumentar o
desempenho da memória, no entanto, ganhos significativos são observados e
comprovados pela ciência em programas que estimulam o aprendizado de
estratégias. É assim há 14 anos no Supera, que já ajudou mais de 170 mil
pessoas, entre crianças, jovens e adultos no Brasil a melhorarem seu desempenho
cognitivo.
No Supera exploramos as estratégias de
memorização por meio de nossos exercícios em aula que apresentam excelentes
resultados principalmente no treino e estimulação cognitiva de pessoas idosas,
sem declínio cognitivo evidente.
“Nosso Departamento Pedagógico tem como base de
pesquisa estudos e artigos publicados que sustentam cientificamente resultados
que impactam no resultado prático dos alunos. Por meio da
metodologia Supera aplicamos exercícios de tal forma que a reprodução
dessas práticas e aprendizados nas atividades diárias seja possível naturalmente,
isso acontece nas diferentes faixas etárias que atendemos”, detalhou a Diretora
Pedagógica do Supera, Patrícia Lessa.
Estratégias Mnemôónicas?
Ou dicas de memorização. O nome é difícil, mas
fácil de ser compreendido e diz respeito a uma urgência para a sociedade atual:
melhorar sua capacidade de reter informação de forma definitiva. As estratégias
mnemónicas são técnicas de aprendizagem que de forma eficaz amenizam ou sanam
déficits de memória, em particular o da memória episódica. Elas são
subdivididas em internas e externas e estimulam os níveis residuais de
plasticidade associados ao processo de envelhecimento. Quase sempre são
conduzidas pelo ser humano sem a utilização de quaisquer meios materiais,
dependendo apenas de recursos mentais. Confira algumas das técnicas utilizadas
e suas aplicações:
Estratégia de memórias internas:
Repetição – Estratégia de memorização interna,
repetir para si mesmo uma informação muitas vezes até que ela se torne verdade.
Pode ser usada de inúmeras formas. É uma técnica eficaz para retenção de
informações pontuais;
Primeiras letras – Técnica que utiliza primeiras
letras de uma frase para memoriar um processo específico;
Aprendizado por rimas – A rima funciona como uma
pequena pista para que a pessoa recupere a informação desejada. É uma técnica
que utiliza informações verbais e visuais, auxiliando a recuperação da
informação mesmo a longo prazo;
Categorização – Estratégia que permite que as
informações sejam colocadas em categorias no momento da gravação reduzindo a
sobrecarga de dados no momento da memorização, como por exemplo memorizar uma
lista de mercado;
Criação de imagens mentais – Esta técnica consiste
em processar a informação de forma contextualizada. A criação das imagens
metais tem sido uma das melhores estratégias para potencializar o resgate da
memória episódica na velhice. Não basta ver dois objetos é preciso estabelecer
uma conexão entre eles;
Método de lugares – É aplicada para lembrar de
itens em sequência e tarefas do dia a dia. Foi criada por anciões gregos para
memorizar discursos;
Associação verbal e visual – É o processo de ligar
informações novas àquelas que a pessoa já possui. A associação pode dar sentido
as informações, ex: uma senha que tem a ver com fatos conhecidos. 60 é a
idade que a pessoa se torna idosa, 21 é a idade que ela alcança a maioridade,
sendo assim se torna significativo memorizar: 6021.
Estou esquecendo muitas coisas... Quais estratégias usar?
Já quando falamos de memórias externas, estamos
falando de estímulos muito mais simples e cotidianos, confira:
Calendário – É utilizado para se lembrar sobre o
dia que se está, datas importantes, aniversários e feriados,
Agenda – Algo muito simples, mas que tem grande
importância no processo de memorização: técnicas simples como incluir o
compromisso e abrir a agenda algumas vezes por dia reforçam a informação.
Organização do ambiente – O ideal é que tudo tenha
um lugar específico, em casa, no carro, no trabalho, e que esta organização
seja respeitada sempre. Isso também ajuda no processo de memorização.
Com informações de Estimulação cognitiva para
idosos - 2ª edição.
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