Coordenadora pedagógica alerta: não adianta querer estudar todo o conteúdo do ano agora; vale a pena investir o tempo nas revisões e fazer simulados
Organizar
o tempo de estudos faltando poucos dias para as provas do o ENEM – Exame
Nacional do Ensino Médio - é fundamental para treinar a concentração, um dos
quesitos primordiais para este tipo de prova. As provas estão se aproximando e
não adianta tentar estudar todo o conteúdo do ano agora. De acordo com Eugênia
Silva, formada em Editoração pela Universidade de São Paulo, e coordenadora do
setor de material didático do Kumon, é preciso foco para conseguir saber no que
se concentrar. “Ainda dá tempo de aprender conteúdos novos, mas, nesse momento,
o melhor é se dedicar ao estudo de disciplinas que não sejam muito desafiadoras
para o aluno”.
Segundo a coordenadora pedagógica, vale a pena revisar conteúdos que já foram aprendidos, mas que não estão frescos na memória. “Uma boa maneira de descobrir o que precisa ser relembrado ou estudado com mais afinco é resolvendo provas dos anos anteriores e fazendo simulados”, diz.
Os simulados são importantes para que o estudante se familiarize com o tipo de prova, com o tempo para realização etc. A dica é fazer as provas de edições anteriores no mesmo horário da prova – assim o candidato treina o conteúdo e a dinâmica com horários estabelecidos para o dia do teste. Isso também será importante para cronometrar o tempo para realização do exame. Segundo Mariana, é importante determinar hábitos, horários e sequências de atividades para potencializar a capacidade de concentração.
Serão 45 questões sobre cada área de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, além da redação.
Para a prova de redação, a dica é ficar atento aos assuntos da atualidade: tudo relacionado à pandemia, como isolamento social, vacinação, impacto na sociedade, entre outros. “Ficar por dentro dos principais acontecimentos do ano é primordial para ter embasamento para aplicar na redação. A leitura de revistas e jornais é de suma importância”, completa Mariana.
Por último, e não menos importante, manter uma rotina de estudos. Estabelecer um hábito deixa a atividade mais natural e menos cansativa. Também é interessante intercalar os estudos com atividades de descanso, e os conteúdos nos quais o aluno tem mais dificuldade com os que tem mais facilidade, para que não se canse e consiga melhorar seu rendimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário